Prédio de Apartamentos com 10 Andares - Maquete Eletrônica

Edifício de apartamentos visto com maquete eletrônica

Maquete eletrônica de 1998, referente à um condomínio residêncial tipo edifício de apartamentos no Rio de Janeiro. A apresentação contou com perspectiva de fachada do edifício, plantas humanizadas de todas as unidades e também uma perspectiva interna do hall de entrada.

Anúncio:

Acerca desta apresentação gráfica de projeto e empreendimento

A perspectiva promocional de arquitetura, juntamente com amostras de plantas humanizadas apresentadas nesta página, fizeram parte do material promocional para o lançamento e vendas das unidades de uma edifício residencial no Rio de Janeiro em 1998, produzidas para uma empresa do setor de construção civil.

Para a obtenção das perspectivas e plantas humanizadas que apresentaram o projeto do edifício, foi feita uma maquete eletrônica da construção em andamento, possibilitando assim sua visualização da edificação pronta bem antes de estar concluída.

Este trabalho havia sido encomendado por um construtor e incorporador para o qual eu já havia feito alguns serviços anteriormente, e o lançamento foi um sucesso tendo todas as unidade vendidas, devido à boa localização, qualidade do projeto e boa construção, e certamente apresentação condizente para a época.Perspectiva promocional de arquitetura do edifício de apartamentos

A apresentação foi feita dentro do usual, com uma perspectiva para ser impressa em tamanho grande e colocada em estande de vendas, assim como em anúncios de jornal, folhetos e folders publicitários e encadernações.

Juntamente com a perspectiva, foram encomendadas as plantas humanizadas dos apartamentos, uma planta da área de lazer ou pavimento de uso comum, e também uma perspectiva interna.

O projeto da edificação foi fornecido pela construra contratante do serviço, e a maquete foi feita fielmente ao projeto como é de praxe.

Descrição da Perspectiva obtida da Maquete Eletrônica

A perspectiva ao lado representa o edifício representando onde pode-se ver sua fachada e materiais de acabamanto.

De cima para baixo, no topo do prédio o frontispício do edifício que é tambem o delimitador e mureta das varandas. A forma mostrada não é meramente decorativa. A parte baixa da mureta guarnece quem está ao nivel do piso do terraço, e a parte mais alta guarnece quem está ao nível do possível deck de piscina, que geralmente fica num plano um pouco mais elevado.

A demais varandas do edifício são revestidas por vidro escuro verde e arrematadas no topo por um corrimão de perfil cilindrido que corre ao longo das mesmas.

No plano terréo vê-se as portas de garagem e ao centro a entrada principal do edifício. Sobre a entrada principal existe uma marquise "pos-moderna" com duas colunatas, sendo a marquise e colunatas revestidas em granito verde. A demais paredes abaixo da primeira varanda seriam revistadas de granito cinza ou alguma textura clara. Quanto às duas faixas laterais verticais, e também as muretas das coberturas são revestidas por cerâmica vitrificada tipo 10x10.

Perspectiva Hall de Entrada

Abaixo a perspectiva do hall de elevadores e hall de entrada do edifício.

Perspectiva do hall de elevadores do edifício obtida com maquete eletrônica

A perspectiva do hall de elevadores e ambiente de espera e estar, mostra a representação de teto rebaixado em gesso com spots de luz fixados no mesmo teto sobre o hall. Na perspectiva também é possivel ver um feixe de luz fria embutida no teto de gesso que fica num plano superior. Uma coluna está representada com revestimento em mármore verde e com um espelho em sua face frontal. O ambiente do hall de elevadores, esta representado com piso e rodapés em granito e conta com mobiliário típico para este tipo de ambiente.

Plantas Baixas Humanizadas do Pavimento Tipo e Apartamentos

De acordo com as plantas humanizadas, pode-se ver que este edifício tinha 4 apartamentos por andar, sendo que os apartamentos do ultimo andar eram coberturas duplex com terraço, varanda, piscina e decks.

Planta humanizada do pavimento tipo mostrando quatro apartamentos de 2 quartos com suíte

Descrição das Plantas Humanizadas dos Apartamentos

Estas plantas humanizadas de 1998, se referem à apresentação gráfica dos apartamentos de edifício mostrado na perspectiva arquitetônica vista mais acima. Para fins de ilustração nesta página, coloquei as 4 plantas juntas e dispostas como ficariam em cada andar do prédio, deste mod sendo aqui vistas em perspectiva.

No estande de vendas e na apresentação original elas não foram apresentadas desta forma, e sim em quadros individuais e separados.

Ao centro, estão os números de cada unidade ou apartamente, do 01 ao 04, exatamente onde está representada a porta de entrada de cada unidade.

Vou descrever apenas uma unidade 01 de frente que é simétrica à unidade 02. Observe a porta de entrada dá para um pequeno hall, onde se abre também a porta da copa-cozinha.

A sala é grande, onde esta representada uma mesa de jantar sobre um tapete, e mais à frente perto da varanda, móveis estofados com sofá e poltronas sobre um tapete. Esta sala forma assim dois ambiente, um de jantar e outro de estar.

O ambiente da sala de estar se abre para uma ampla varanda frontal, onde são vistas uma mesa com 3 cadeiras, e mais ao centro duas cadeiras com um representação de plantas entre elas, e na outra extemidade da varanda está uma espriguiçadeira.

Tanto o quarto, quanto a suíte, tem janelas para a frente, se abrindo exatamente para a varanda. O quarto é visto representado com duas camas de solteiro, um tapete e uma mesinha entre as camas e um guarda-roupa perto da porta. Na suíte é vista uma cama de casal com um tapete de cada lado, armários e uma mesa bancada em frente à cama.

O banheiro da suíte tem um banca de pia em granito, vaso sanitário e box. O banheiro que fica em frente ao quarto, tem as mesmas peças e mesma disposição interna do banheiro da suíte.

Dando continuídade à descrição, perto da porta de entrada, como foi dito fica a copa-cozinha que se liga num mesmo ambiente à cozinha representada com geladeira, bancada de pia e fogão de 6 bocas.

A área de serviço fica exatamente ao lado da cozinha, representada com um tanque e maquina de lavar. Ao lado da área de serviço, está o banheiro de serviço ou banheiro de empregada. As janelas das áreas de serviço e cozinha de todas as unidades são voltadas para o prisma de ventilação ou vão interno do prédio.

Considerações sobre CAD e Render na produção desta apresentação

Tanto para a perspectiva do edifício, como para a planta humanizada e perspectivas internas, a modelagem 3D foi feita com Autocad e o acabamento (renderização) foi feito com 3D Studio r.4. A representação de pessoas é um tanto antiga, feita com "bonecos" de malha 3d.


Autor das maquetes eletrônicas e textos: J.Renato A.D.

Anúncio: