Escola de Futebol - Maquete Eletrônica

Apresentação gráfica de projeto de uma Escola de Futebol ou Centro de Aprendizado de Futebol, feita em 1996 com maquete eletrônica. Foram obtidas perspectivas vistas de vários angulos e ilustrações explicativas, tendo sido produzido um folder com as imagens e textos.

Anúncio:

Perspectivas esquemáticas do Centro de Aprendizado de Futebol

A maquete eletrônica foi produzida para obter perspectivas e imagens com fins de apresentar graficamente um estudo prelimar para um centro de aprendizado de futebol.

As imagens tem nivel de apresentação esquemática, ou seja, sem muita elaboração quanto aos pequenos detalhes e tipos de acabamento, já que se tratava de uma proposta baseada num estudo preliminar e ante-projeto.

Na imagem maior, vista abaixo, do lado direito, podemos visualizar as construções a partir do canto extremo do gramado, onde o campo é visto em primeiro plano.

Ao centro é visto o Bloco de Apoio, onde existem vestiários, salas de condicionamento físico e musculação, aréa coberta para treinamento, sala de aulas e palestras, refeitório e cozinha.

Mais ao fundo é visto o Bloco de Administração e mais ao fundo a guarita e estacionamento.

Vista da escola de futebol e suas instalações | maquete eletrônica

Acima são vistas as instalações da escola de futebol ou centro de aprendizado.

A pequenas imagens que podemos ver do lado esquerdo, mostram os Blocos de Apoio e Bloco administrativo vistos de angulos diferentes, ora com o observado vendo-os do campo oficial gramado, ora vendo a partir de uma das três quadras de saibro e ora vendo nas proximidades das pequenas arquibancadas do campo oficial.

Sobre esta apresentação de projeto / Estudo Preliminar

Esta apresentação foi feita sob encomenda em 1996. A encomenda e os estudos preliminares foram feitos pelo Eng. Angelo C. Neto, que então estava acessorando o idealizador da idéia para o possível empreendimento.

Na época foi confeccionado um folder impresso contendo textos explicativos, perspectivas diversas e as plantas ilustrativas relativas à proposta deste empreendimento

Planta 3D | Implantação

Abaixo são vistas todas as instalações da escola de futebol. Através de setas com legendas são explicados cada parte do futuro empreendimento. Na verdade não se trata de uma "planta" de fato tecnicamente falando, mas sim de uma vista inclinada onde se pode perceber as elevações das construções e demais mobiliariários de ambientação, paisagisticos e funcionais que fazem parte da implantação do projeto. Este tipo de ilustração esquemática é bastante prática e funcional para dar uma boa compreensão de um projeto ou empreendimento principalmente para pessoas não familiarizadas com plantas e projeções de caracter meramente técnico.

Planta de situação em vista 3D da escola de futebol

Planta Ilustrativa da Implantação

Na imagem abaixo é mostrada a planta baixa do campus do centro de aprendizado de futebol. Na verdade esta imagem é a maquete vista de cima, sendo uma forma de visualização mais técnica do projeto, embora aqui mostrada de forma ilustrativa.

Descrição da Escola de Futebol Apresentada com Maquete Eletrônica

Através das plantas, tanto através da convencional planta "baixa" como da "planta" 3d mostrada mais acima, podemos notar que a maquete eletrônica e as ilustrações esquemáticas obtidas da mesma cumprem sua função de explanar o projeto e futuro empreendimento.

Planta baixa do centro de aprendizado ou escola de futebolAtravés das legendas indicadas vemos que, na maquete estão representados 3 campos de futebol, sendo 1 campo com medidas oficiais gramadas.

Uma pista de corrida cirucunda feita em saibro circunda o campo gramado.

Existe uma pequena arquibancada entre o campo ofical gramado e área dos campos de saibro. A arquibancada se extende também entre o Bloco de Apoio e o campo oficial.

Os 3 campos de saibro são vistos em primeiro plano na imagem tirada da maquete. Atrás das redes do gol dos campos de saibro esta representado um longo corredor descoberto, que vai desde a entrada onde fica uma guarita até uma abertura da arquibancada que dá passagem e acesso ao campo oficial gramado.

Do lado esquerdo da guarita existe um estacionamento e ao longo do corredor a céu aberto que começa ao lado da guarita existe uma área ajardinada com algumas árvores também representadas na maquete. Esta area ajardinada, separa o estacionamento do corredor e área dos campos de saibro.

Após a área ajardinada e com árvores, ainda ao longo do corredor principal descoberto, está o Bloco Administrativo que conta com dois pavimentos. No pavimento inferior era prevista uma recepção, local de atendimento, e também um bar lanchonete. Na parte superior ficaria outras dependências da área administrativa proprimamente dita, contando com sala de administração, diretoria, sala de reuniões e uma pequena sacada ou terraço de observação com vista para as quadras.

Depois do Bloco de Administração, vem a seguir o Bloco de Apoio, como área de pilotís para exercícios, dependências de restaurante e cozinha, pequeno auditório para ser usado como sala de conferência ou palestras, sala de aula e sala de condicionamento físico e musculação.

Atrás do Bloco de Apóio existe uma área para piscina e outra com caixa de areia para treinamento de goleiros.

Animações 3D

Posteriormente, após a entrega da apresentação gráfica, feita em folder, fiz algumas animações do centro desportivo de futebol, animações estas com fins experimentais que não fizeram parte do serviço entregue e encomendado. Nestas animações fiz a simulação de um sobrevôo ao redor da maquete virtual, e também a simulação de uma caminha ao longo do corredor central descoberto ou ala central do centro desportivo. As animações, embora bastante simples em termos de acabamento e elaboração, dão uma boa compreensão da implantação e disposição das quadras e campos de futebol assim como também das construções e demais intalções.

Aspectos técnicos - CAD e Render

Em termos técnicos, para quem se interessa por detalhes relacionados à computação gráfica, utilizei para sua construção e modelagem 3D o Autocad e para a renderização ou acabamento uma das primeiras versões do 3ds max, na época o 3dStudio r.4.


Autor das maquetes eletrônicas e textos: J.Renato A.D.

Anúncio: