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Escola de Futebol

Esta animação 3d de escola de futebol, foi feita para apresentação de um Centro de Aprendizado de Futebol, feita em 1996. A apresentação do centro desportivo, feita com perspectivas, simulação de vôo ao redor e caminhada interna foi feita à partir de um estudo preliminar.

A finalidade era tornar a idéia mais compreensível visualmente, e assim levar a proposta adiante com fins de levantar recursos que viabilizassem sua construção.

Atenção: Se voce tiver uma conexão lenta, as animações poderão levar algum tempo para carregar.

Animação 3D com vôo e caminhada de câmera

Esta maquete eletrônica foi feita originalmente para obter perspectivas de um estudo prelimar para avaliaçao e divulgação do empreendimento.

A maquete tem nivel de apresentação esquemático, e a partir dela foram obtidas as imagens para dar uma ideia do projeto e de suas funções.

Tecnicamente falando, utilizei para sua construção e renderização o programa Autocad e 3dStudio r.4

Abaixo as animações 3d onde é mostrado um vôo simulado sobre a maquete virtual, como se o observador ou a câmera filmasse a partir de um helicóptero ou avião.

É mostrado também uma caminhada de câmera entre a ala central do centro desportivo, com o observador ou câmera passando entre as construções e as quadras esportivas de futebol, tanto as de saibro como por sobre o grande gramado.

Acima animação simulando um sobrevôo sobre o projeto visto em maquete eletrônica. Esta simulação de sobrevôo dá a ideia do observador circular a maquete, vendo-a por todos os lados e angulos. Dá a idéia também de ver o emprendimento sobrevoando-o, como se o mesmo já estivesse pronto, tendo assim uma boa compreensão do mesmo.

Sobre as animações 3D vistas abaixo

São animações 3D simples e sem muitos detalhes acerca das edificações. Foram produzidas em 1996, a partir da maquete eletrônica feita com nível de apresentação esquemático.

Acima imagens tiradas da simulação de caminha sobre a ala principal do centro desportivo e escola de futebol.

As animações são e a qualidade das animações ficam a desejar, principalmente por que foram geradas em tamanhos compativéis com hardware da época, ou seja, para telas menores.

Perspectivas Esquemáticas

As duas ilustrações abaixo, mostram o centro desportivo de aprendizado de futebol.

Veja esta maquete eletrônica da escola de futebol com mais detalhes clicando sobre o link.

Maquete eletrônica de escola de futebol

A ilustração do lado esquerdo, mostra o centro desportivo ou escola de futebol visto de cima com pontos de indicação seguido de legendas explicando suas funções. A imagem da direita mostra as edificações e o campo onde o gramado verde aparece em primeiro plano.

Apresentação de Ante Projeto / Estudo Preliminar p/ Escola de Futebol

Feita em 1996 sob encomenda. Os estudos preliminares foram feitos pelo Eng. Angelo C. Neto.

Foi confeccionado um folder com texto, perspectivas e plantas da proposta de empreendimento.

Sobre as Animações 3D

As animações acima foram feitas posteriormente, por minha conta, com fins experimentais. Não fizeram parte do serviço encomendado.

Comentário

A maquete eletrônica foi feita tendo como base apenas os estudos preliminares. Me lembro que para tratar do assunto, me encontrei pela segunda vez com o Eng. Angelo num canteiro de obras em Botafogo, fomos para o escritório da obra para conversar e pegar os desenhos das plantas baixas 2D em Autocad, mas desenhista que ficou de trazer os disketes não apareceu. Então fizemos um croquis do projeto e combinamos de encontrar 3 dias depois já com as imagens do projeto-estudo preliminar. E assim foi feito.

Foi um trabalho de modelagem 3D e animação 3D simples e gratificante. Feito sem excesso de preciosismo técnico e com bastante espontaneidade. Após a montagem das sequencias, e colocação de trilha sonora e créditos, ficou uma animação "legal" para a época, apesar de simples e despojada de grandes expectativas, já que a fiz experimentalmente.
Meu objetivo foi experimentar fazer animação a baixo custo, com rapidez e sem muitos recursos técnicos disponíveis, demonstrando a possibilidade prática e econômica das animações para estudos preliminares a aquela época.

Metodologia

Tudo foi feito a partir de uns croquis e rabiscos, que somente eu e o engenheiro que fez o estudo preliminar entendiamos. A modelagem 3D foi feita em Autocad e a renderização em 3DStudo para obtenção das imagens a serem impressas, e posteriormente para a animação.

Tipo de Apresentação: Animação e maquete eletrônica em "apresentação esquemática", sem muito detalhamento, pois o objetivo era dar uma boa e geral compreensão da idéia do empreendimento e suas funções.

Tipo da animação: Animação somente de câmara voando sobre o empreendimento ou passando entre a ala principal do mesmo.

Programas Utilizados: programa Autocad para modelagem 3D, e software 3d Studio r.4 (DOS) para renderização e animações e Animator (DOS) e WinPlay (DOS) para montagem, edição e trilha sonora.

Aspectos Técnicos

Para formato de saída foram utilizados arquivos .FLC (256 cores - padrão .gifs). A montagem das sequencias foi feita com o antigo Animator.

Hardware: baseado no processador 486 ou Pentium I.

Veja também:

Lista de Animações

Lista de Imagens, Desenhos 3D & Maquetes Eletrônicas