JRRIO

Prédio com Marquise e Varandas

Entrada de edifício de apartamentos

Perspectiva de prédio elegante com marquise e varandas. Mostra do projeto.

Apresentação gráfica com maquete eletrônica para construção civil, com vistas da fachada e arquitetura de condomínio de apartamentos no Rio de Janeiro, produzida em 1998.

Na imagem ao lado, vista da entrada, e mais abaixo a vista completa do embasamento e corpo do edifício.

Perspectiva

Esta perspectiva pode ser tida como a representação fiel e detalhada da arquitetura de um edifício de apartamentos. Mostra a vista da entrada, embasamento e corpo do prédio vistos de baixo para cima.

A maquete eletrônica foi usada para gerar perspectivas para divulgação do empreendimento imobiliario.

Esta presente imagem foi obtida de uma segunda versão de uma maquete digital feita por mim, e usada para produzir perspectivas para a venda dos apartamentos do edifício residêncial.

Na outra página, que também mostra esta maquete eletrônica, voce pode ler mais detalhes sobre a mesma.

Aqui nesta página o edifício é visto de baixo para cima, realçando formas e angulos que não são vistos na perpectiva frontal vista à longa distância.

O corpo do prédio visto de baixo para cima toma a forma de espinha de peixe, o que surpreende se comparado com a perspectiva semi-frontal.

Este fato evidencia as vantagens para estudo de formas que a computação gráfica através da modelagem 3D nos fornece, sem que exista a necessidade de construção de modelos reais reduzidos.

Nesta perspectiva, devido á diferente tomada de ângulo, ficam também bem realçadas a porta de entrada, canteiros e marquise.

Descrição da Imagem ao Lado

Trata-se de uma vista de baixo para cima. Multiplas vistas podem ser obtidas da maquete eletrônica para apresentação dos projetos tanto de aquitetura como de engenharia e construção civil em geral.

Perspectiva do edifício visto de baixo para cima | Angulo obtido da maquete eletronica

Edifício de apartamentos visto em perspectiva de maquete eletrônica, mostrando a entrada e varandas com representação fiel e detalhada dos materiais da fachada.

Esta perspectiva obtida da maquete digital não foi utilizada na divulgação do empreendimento imobiliario, tendo sido usada apenas a perspectiva semi-frontal.

Comentário sobre uso de CAD e Render

Considero que se trata de um bom trabalho em termos de construção de malha 3d de arquitetura.

Com relação aos processos utilizados, esta maquete eletrônica foi feita utilizando Autocad para a fase de construção de desenho 3d ou "malha 3d".

Para renderização, ou seja, atribuição de materiais de acabamento, cores e iluminação foi utilizado o 3d Studio r.4 uma antiga versão do atual 3ds max.

Veja abaixo a mesma perspectiva em tamanho ampliado.

Descrição da Fachada

Descrevendo a imagem vista acima, que representa a fachada do edifício, podemos ver que, em primeiro plano vem a calçada e canteiros que cercam, assim como a porta de entrada representada em blindex verde escuro com duas maçanetas cromadas.

A porta de entrada por sua vez é cercada por duas colunas aqui representadas com acabamento em emboço liso e pintura branca.

A marquise do prédio sobre a entrada é também vista em destaque revestida com granito apicoado acinzentado e tiras de marmore verde escuro.

A parede frontal é revestida com granito apicoado e marmore branco, e tiras de marmore verde percorrem horizontalmente sua extensão.

Mais acima são vistas as varandas com corrimãoes em alumínio com pintura branca e vidro verde claro.

Na representação dos canteiros, podemos ver que, dois frisos correm ao longo das muretas, sugerindo movimento em uma alusão ao streamline, uma variação e derivação da chamada arte decó que faz uso de uma linguagem alusiva à aerodinâmica na arquitetura.

Veja a perspectiva ampliada da fachada do edifício erguido em 1998, na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro.

Veja também este edifício em perspectiva frontal.