JRRIO

Projeto de Edifício Anexo Multiuso

Apresentação de ante projeto de edifício anexo multiuso com recursos de computação gráfica, feito em 2006, para acréscimo e reforma de edificação de um anexo, com finalidade de abrigar um centro comunitário apresentado através de perspectivas da arquitetura e plantas humanizadas.

As imagens mostram a reforma sugerida para a construção pré-existente e anexa à uma igreja no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, RJ.

Este anexo multifuncional ou com multiplas funções, serviria para abrigar uma espécie de centro comunitário de uma paróquia, cuja encomenda desta apresentação gráfica foi feita pelo arq. L.Gandolpho que fazia parte de um grupo de profissionais e arquitetos que estavam colaborando neste projeto.

A reforma e ampliação do anexo previa o acréscimo de pavimentos, sobre um já existente, ficando a edificação com 4 pavimentos e 1 terraço.

O anexo, no todo, contaria com salas de aula, refeitório, auditório, e terraço para atividades recreativas.

No terraço, haveria uma quadra poliesportiva cercada por alambrados, area de reunião e lazer com pequeno jardim, pergola, pátio de recreio, sanitários e vestiários, assim como pequena cozinha e pias.

Anexo multifuncional e centro comunitário e seu local de implantação

Este modelo 3D ou maquete eletrônica foi produzida somente com fins de obtenção de cenas estáticas ou perspectivas como as mostradas nesta página.

Descrição das perspectivas da edificação

Na primeira imagem abaixo, a construção do lado do anexo (visto de frente) é parte da Igreja.

No plano de fundo foi inserida com efeitos de computação gráfica uma foto das cercanias, tentando simular, ainda que de modo não muito preciso, como ficaria a construção reformada e ampliada, inserida entre as construções e entorno existente.

Anexo Multifuncional - Perspectivas e vistas obtidas através da maquete eletrônica

Acima, o edifício anexo para abrigar um centro comunitário. O projeto foi apresentado através de maquete eletrônica, perspectivas e planta do auditório.

O projeto de reforma do anexo ( uma espécie de centro de atividades comunitárias), aqui é mostrada em perspectiva de dois diferentes angulos de vista. Na perspectiva mais acima, tem-se a vista frontal, onde se vê coberta pela sombra a parte lateral da igreja, onde onde está também a construção que é o alvo da reforma e acréscimo de pavimentos. Na outra vista frontal, mais à esquerda, é mostrado somente o anexo, sem que apareça parte dos fundos da igreja que fica ao lado.

Na perspectiva em vista aérea ou vista isométrica é mostrado o anexo onde aparece o terraço e as fachadas frontais e laterais. Observe que o terraço seria usado como área de lazer, onde aparece representada uma quadra poliesportiva cercada por alambrados, e mais atrás existe um amplo pátio de recreio. Mais ao fundo, e atrás deste pátio, está representada uma pergola ou caramanchão de madeira de um lado e do outro um jardim em forma de estrela com bancos em círculo, sendo este um espaço para reflexão ou oração. O pequeno comodo quadrado coberto de laje, que fica no terraço ao lado da pégula dos fundos é uma caixa de escadas e também caixa d´agua.

Do lado do terraço que fica mais à frente voltado para a fachada principal, entre o frontão e a quadra existe também uma outra pégula ou caramanchão de madeira, e ao lado do caramanchão sanitários e vestiários, assim como instalações de bancada de cozinha e pias para servir a área de recreação. A disposição da quadra bloquearia o acesso à parte de recreação frontal durante o uso, mas certamente pensou-se em atividades não simultâneas, ou também no uso da quadra multi-esportiva integradada à área de recreação frontal, isto é, quando a quadra não estivesse sendo usada para atividades esportivas.

Pela fachada lateral pode-se ver que existe um desnível, sendo que no primeiro nível, evidenciando que a parte mais próxima à frente da edificação tem 4 andares e a parte dos fundos 3 andares. No segundo pavimento do anexo, haveria um audítório, sendo que a edificação no todo contaria também com salas de aula e refeitório.

Perspectiva da Edificação Proposta Inserida No Local Existente

Abaixo, utilizando-se de imagens alternadas, a montagem da antiga proposta de reforma sobre o local existente.

Foto montagem com maquete eletrônica inserida na foto do local

Não sei se este projeto foi executo pois não costumo passar pelo local. Mas aqui está a foto montagem animada com maquete eletrônica inserida na foto do local proposto, dando uma ideia de como ficaria antes de ser construído. Ao fundo a construção alvo da reforma e ampliação. As imagens se alternam, entre a aparencia antes e depois da reforma e ampliação proposta. Na época que fiz esta apresentação, foram usadas apenas imagens impressas. Esta montagem dinâmica fiz apenas para colocar neste portifólio.

Comentário sobre Questão Estética

Foi interessante fazer esta apresentação gráfica 3D, por dois motivos. Primeiro porque achei interessante a questão programática (projeto de edificação multifuncional), que viria da transformação de uma construção anexa através de reforma e acréscimos

Entretanto, o que achei mais interessante foi a idéia de utilizar reminescências e alusões historicas ao estilo Românico de Arquitetura, o que me permite classificar a edificação como pós moderna historicista, estilisticamente falando.

Mas esta referência ou alusão histórica que se vê na fachada frontal através da forma dos vitrais em arcos, não foi feita por mero capricho ou extravagância. Na verdade, este ante-projeto e proposta, se referia à reforma, acréscimo e transformação de uma construção anexa já existente, praticamente colada à uma igreja em estilo Românico no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

O anexo já existente era uma construção simples, semelhante à um barracão ao lado da igreja como se pode ver através da imagens alternadas mostradas acima. A idéia de usar referências históricas e culturais, veio do fato da Igreja já existente ter estilo Românico, e assim sendo, tornar a proposta da reforma e acréscimo ao lado, tanto moderna e funcional, mas também passando uma idéia de harmonia entre as construções.

Planta Humanizada do Auditório

O auditório foi apresentado em planta baixa humanizada como parte integrante desta apresentação gráfica de 2002, e sua descrição se encontra mais abaixo.

Auditório - planta baixa humanizada

Como parte integrante da apresentação foi feita a planta humanizada do auditório para aproximadamente 210 pessoas, projetado para uso flexivel e multifuncional, podendo ser utilizado para encenação de teatro, reuniões e conferencias.

Através da planta mostrada acima, podemos ver representado na mesma os assentos da platéia no centro, e do lado esquerdo do desenho, a sala-cabine de som e imagem, o hall de espera e um cômodo para pequeno depósito.

Na parte de baixo, está representada uma área de apoio à eventos anexa ao auditório, destinada á área de coffee-break ou pausa, exposição e venda de objetos.

À direita, mais à frente do anexo está a jardineira que fica de fora da área envidraçada, como pode ser vista na também na perspecitva mais acima.

Nesta mesma planta, ainda do lado direito, vemos uma escada que possui acesso tanto para a área de apoio como também para o auditório, e que também permite acesso à sala de recepção ou "acolhimento social", que por sua vez esta ligada aos camarins, copa interna e sanitários masculinos e femininos.

Por fim, terminando a descrição da planta, deve-se mencionar o palco, que também tem uma abertura alternativa para a área de recepção interna.

Comentário sobre CAD e Render na produção desta apresentação

Esta maquete digital ou vulgo maquete eletrônica, foi feita utilizando apenas o software Autocad, tanto para desenho ou modelagem 3D como também para a elaboração final ou renderização.