Permacultura e Pensamento Sistémico

A permacultura se baseia no pensamento sistémico ou em uma visão holistica. Em outras palavras, o método de abordagem dos problemas e soluções da permacultura, entende que, tudo no mundo está interligado e inter-relacionado em um sentido que se opõe ao reducionismo científico, que tende a dividir o conhecimento em ciências isoladas, herdado do reducionismo mecanicista.

Anúncio:

Pensamento Reducionista

Em termos práticos, podemos dizer que, o pensamento reducionista, predominante após Descartes, Newton e Francis Bacon, nos faz procurar resolver problemas focalizados em áreas e em especialistas.

Segundo esta visão predominante, um problema econômico deve ser resolvido isoladamente por economista, problema de estomago por especialista em estômago, problema de construção por engenheiros ou arquitetos, se esquecendo de olhar para os lados e suas inter-relações.

O pensamento reducionista entende que, para entender o mundo (o todo) é preciso separa-lo em partes para simplifica-lo. E como critica, diz-se que, ao chegar à uma visão microscópica e simplificada, tende-se a isolar o contexto e a complexidade, assim como também esquecer de sua história.

Pensamento Sistémico

Em contra-partida o pensamento sistêmico surgido no século 20, mas tendo referências no Holismo de Aristóteles, se opõe ao reducionsimo e pensamento cartesiano, opondo-se assim também ao atomismo e materialismo. O pensamento sistêmico vê o mundo como um todo integrado, como um organismo. Ou seja, trata-se de uma abordagem holistica.

O pensamento sistêmico não nega a racionalidade científica, mas entende que, não favorece o desenvolvimento humano. O pensamento sistêmico entende que a interdisciplinaridade é importante para o entendimento dos problemas (partes) e do mundo. Entende que as soluções devem ser vistas de forma abrangente, levando em conta cientistas, pesquisadores, filósofos e intelectuais de vários campos.

Entende também que, o desenvolvimento humano deve acontecer não somente baseado nas ciências e tecnologias, mas deve acontecer conjuntamente com o aspecto subjetivo das artes e das tradições culturais e espirituais.

Tomando como exemplo, uma abordagem reducionista em termos de medicina trata apenas a doença ou as causas restritas ao campo médico. Uma abordagem holística, trata também a história que envolvem os problemas de saúde, levando não somente as causas do campo médico, mas também as causas decorrentes de fatores econômicos e espirituais por exemplo.

A Permacultura vê o mundo como um todo

Enfim, a permacultura vê o mundo como um todo e não dividido em áreas distintas. Não é uma ciência única como a química, física ou biologia. É um metódo abrangente envolvendo ética e planejamento para um mundo sustentável.

Não nega o conhecimento científico, mas entende que este deve ser usado em conjunto e com entendimento amplo, levando em conta todas as áreas do conhecimento.

O problema de moradia por exemplo não deve ser pensado simplesmente como o ato de construir uma casa e esquecer do todo, sem levar em conta de todos os fatores e consequências que envolvem este ato.


Referências Bibliográficas Consultadas e Sugeridas


Assuntos relacionados em links externos

 

Anúncio: