JRRIO

Centro Comunitário

centro comunitárioCentro Comunitário apresentado com maquete eletrônica, feita em 1999, representando o empreendimento e projeto de um centro comunitário paroquial no Rio de Janeiro. Todo o complexo foi inteiramente modelado em computação gráfica 3D, tanto internamente como externamente, para obtenção de vistas e animações (imagens, simulação de vôo e caminhada interna).

Vista geral do conjunto de edificações

Abaixo, maquete eletrônica do conjunto de edificações apresentada através de diversas imagens, obtidas de diferentes ângulos e pontos de vista.

A maquete de todo o conjunto de edificações foi usada para produzir animações simulando um vôo sobre sobre as futuras edificações.

As imagens mostradas abaixo são cenas escolhidas dos vários pontos de vista, tomadas da trajetória do "vôo simulado" sobre as edificações.

Estão apresentadas sequênciais animadas ou slides.

Ou seja, aqui não é apresentado um vídeo, e sim uma mostra ou show de slides com cenas animadas, mostrando o conjunto de prédios que compõem o centro comunitário vistos de diferentes pontos de vista.

Vistas aéras das edifcações do centro comunitárioImagens animadas da maquete eletrônica do centro comunitário

Acima as vistas obtidas da maquete eletrônica incluindo vista superior (planta de situação) e vistas aéreas

Descrição geral da apresentação

O projeto deste centro comunitário paroquial, construído em 1999 em Jacarepagua, no Rio de Janeiro foi por mim inteiramente modelado em computação gráfica 3D, utilizando Autocad para construção das malhas 3D seguindo o projeto e 3DStudio para o "mapeamento" ou elaboração e atribuição de atribuição de texturas e materiais de acabamento, com intuito de dar uma aparência mais real na visualização do projeto.

Toda construção das malhas 3D da arquitetura do projeto, mapeamento e criação de caminhos de camera e a animações foram feitas somente por mim.

Sobre as edificações

O centro comunitário, era um complexo ou conjunto de muitas construções com diferentes funções ou programa de necessidades e usos. No total contava com as seguintes depêndencias, todas modeladas em 3D, ou seja construídas virtualmente no computador, e são as que estão enumeradas e listadas abaixo.

A imagem também mostrada mais abaixo, vista de cima faz o papel de uma planta de situação ilustrativa, indicando cada uma das edificações e demais áreas do centro comunitário.

Centro comunitário visto de cima | maquete eletrônica

Acima maquete do centro comunitário em vista superior.

Partes e Dependências do Centro Comunitário

  • 1-Guarita
  • 2-Estacionamentos, compondo 2 áreas, uma em um nivel mais alto e outra em nível menos elevado.
  • 3-Salão de festa e refeitório com palco
  • 4-Cozinha do salão de festas/restaurante
  • 5-Pátio Interno com jardins
  • 6-Lanchonete no pátio interno
  • 7-Bloco de Aulas com 2 pavimentos e várias salas de aula
  • 8-Salas de Aula com ar condicionado, ventilador de teto, tv, video, e mobiliáirio apropriado
  • 9-Teatro Auditório
  • 10-Circulações, Banheiros e Toiletes

Sobre a Apresentação do Projeto e Empreendimento

Se tratava de um empreendimento sem fins comerciais, ou seja um centro comunitário paroquial construído com fins de atividades sociais e educativas ligadas à paróquia, paróquia esta responsável e proprietária da construção.

A autoria do projeto é de um arquiteto do Rio de Janeiro, com o qual não tive contato, pois meu contrato foi com com uma empresa de computação gráfica que terceirizou o serviço ao meu escritório e um rápido contato com o pároco responsável pela obra.

As plantas do projeto executivo me foram passadas pelo contratante do serviço, e utilizei as plantas do projeto executivo para a construção 3D, já que a modelagem 3D de arquitetura foi bem detalhada, procurando ser absolutamente fiel à geometria das formas como esquadrias, janelas, tetos em gesso, platibandas, pisos, jardins, níveis do terreno e da construção.

Entre o fotorealismo e representação esquemática

A arquitetura foi representada fielmente, com modelagem muito precisa e com riqueza de detalhes. Rebaixamento e trabalhos em gesso foram reproduzidos fielmente em seus detalhes, como nos tetos da capela e do salão de festas.

Diversas imagens em perspectiva do centro comunitárioAs platibandas, janelas e esquadrias também foram reproduzidas fielmente, como as instalções dos aparelhos de ar condicionado.

Em termos de paisagismo e humanização, foi feito de forma simplificada intencionalmente, utilizando modelos de carros e árvores bem simples, pois o hardware utilizado e que eu tinha disponível na época não comportava modelos muito complexos. (Processador Pentium I)

A visão geral exterior do complexo ficou em nível esquemático, pois a vegetação, arvores e automóveis utilizados eram intencionalmente simples e feitos com poucas faces.

As vistas do interor, principalmente do bloco de aulas e do pátio interior tenderam ao fotorealismo.

Quanto à iluminação, uso de sombras, e reflexos, também tive que simplificar e economizar no uso das mesmas devido à pouca capacidade de processamento, e escasses de tempo.

Enfim, em termos de modelagem 3D da arquitetura, formas e detalhes do projeto, foi muito bem elaborado, e se contasse com melhores recursos técnicos em termos de hardware (processamento), e ao invés de estar trabalhando isoladamente, houvesse mais pessoas trabalhando em cima do projeto, para dividir tarefas de mapeamento, iluminação e criação de chaves de animação, certamente poderia ter ficado um trabalho exemplar.

Apenas à título de comentário, a arquitetura deste projeto é sensata e bem projetada em termos de funcionalidade. Em relação ao conjunto todo, a arquitetura dos blocos de aulas, pátio e da capela se destacam sobre as demais. O salão de festas e a arquitetura exterior do teatro-auditório são mais discretas. Mas no todo formam um interessante conjunto.

Perspectiva de todo o centro comunitário | maquete eletrônica

Acima uma vista em perspectiva de todo o conjunto de edificações

Comentário Técnico

Estes detalhes interessam mais à profissionais da área que estão mais familiarizados com alguns termos e tipos de equipamentos. Mas também são compreensíveis por qualquer pessoa que venha ler. Entretanto, para quem não tem familiaridade com termos acerca de computação gráfica e gostaria de compreende-los melhor sugiro ler a parte deste site que versa sobre termos, conceitos e tipos de apresentações.

Feito em 1999, é um trabalho bem elaborado em termos de modelagem 3D da arquitetura utilizando Autocad.

Para a fase da modelagem tridimensional 3D (wire-frames) foi utilizado um micro com processador Pentium I e software Autocad. As imagens aqui vistas foram renderizadas com 3DStudio 4 e com o mesmo hardware.

O hardware para renderização das sequências animadas ficou por conta da contratante do serviço.

Em termos de paisagismo e humanização, foi feito de forma simplificada intencionalmente, utilizando modelos de carros e arvores bem simples, pois o hardware disponivel para a criação do modelo 3D não comportava modelos muito complexos. (Pentium I).