JRRIO

Capela

Capela vista do interior

Capela em estilo modernista, com projeto apresentado com maquete eletrônica, com vistas do interior e exterior. Esta maquete da capela é parte integrante da apresentação gráfica do centro comunitário paroquial.

Vista do edifício da capela

A representação da capela através da maquete eletrônica, em sua modelagem e geometria foi feita fielmente ao projeto executivo. Esta representação tendeu ao fotorealismo, embora o tempo fosse curto, e talvez a apresentação neste ponto deixe algo a desejar em termos de representação dos materiais de acabamento.

A imagem mais abaixo, vista do lado direito, mostra o edifício da capela, que integra o complexo de edificações do centro comunitário paroquial. Nesta imagem pode-se notar que a capela fica ao nível do primeiro piso das demais edificações e se interliga com as mesmas através de corredores e espaços circulantes entre as mesmas edificações.

A capela como todo o conjunto, segue um estilo modenista clássico e funcionalista, estilo este predominante no século 20.

A sua planta em forma de concha se encaixa entre os angulos retos formados pelos edifícios do Bloco de Aulas e do Salão de Festas e restaurante, e suas paredes em curvas se voltam para os limites do terreno que dão face para a calçada e a rua.

Entretanto, como todo o conjunto de edificações, a capela é cercada por faixas de jardins, e as janelas que se estendem ao longo das paredes em curva se voltam para esta faixa de jardim. Uma pequena faixa de bosque que fica ao lado do Bloco de Aulas, se estende chegando a ser visualizada das janelas da Capela.

Sob a laje de teto da capela, fica um terraço, cujo piso fica no mesmo nível do segundo piso do bloco de aulas. O acesso à este terraço é feito por uma porta de um hall do bloco de aulas.

Edifício da capelaImagens animadas da interior da capela

À direita o edifício da capela, à esquerda cenas renderizadas ou acabadas do interior da capela.

Interior da Capela

O interior da capela também teve uma construção precisa em termos de maquete eletrônica, seguindo fielmente o projeto. Os materiais de acabamento, texturas e revestimentos, foram representados de acordo com informações momentâneas, embora as especificações ainda não estivessem absolutamente definidas naquele momento.

As imagens alternadamente animadas, mostradas acima mostram o interior da capela vista de vários ângulos, de ambos os lados olhando em direção ao altar, vista do fundo vendo o altar de frente, e depois o altar visto de perto onde é possível ver detalhes do crucifixo metálico. A imagem maior, vista mais abaixo também se refere ao interior da capela.

Através das imagens obtidas da maquete eletrônica, pode-se ver que, os bancos da capela foram projetados em curva acompanhando a curvatura da parede dos fundos. O estofamento destes bancos, assentos e encontos foram representados na cor vermelha escura, no tom de cor vinho.

A parede em curva que fecha os fundos da capela, é vista com os vãos de janela com predominância verticalizada se entendem ao longo de toda sua extensão.

Interio da capela

O piso foi representado com material de cerâmica ou porcelanato, e as paredes em cor palha ou amarelo claro.

Representação do Teto em Gesso

Um detalhe bem elaborado do projeto, entre os que chamam a atenção, é o trabalho de detalhamento e estudo do teto em gesso, que na maquete eletrônica também foi representado condizentemente, mostrando seus volumes, movimentos em curvaturas e planos em diferentes níveis que personalizam a capela e propiciam uma iluminação indireta.

Detalhes Especiais do Interior

A área do altar, tem um piso elevado, revestido em mármore, e o proprio altar foi representado também todo revestido em mármore branco.

A parede imediatamente atrás do altar, for representada revestida de granito com recortes onde se encaixa um grande crucifixo, na verdade uma escultura metálica que seria projetada para tal e integrante do projeto original.

Tanto este painel em granito, como o crucifixo metálico foi representado também fielmente ao seu desenho de projeto e inclusive com um detalhe especial como descrito à seguir e visto em uma das imagens alternadas mostradas mais acima. Na parte mais baixa do crucifixo, estava previsto um compartimento para o cálice, que poderia ser aberto mediante o giro de uma portinhola giratória, que abriaria o compartimento.

Pode-se notar que se trata-se de uma capela projetada com esmero e criatividade nos detalhes por quem a criou. E quanto a maquete eletrônica que a apresentou graficamente, existiu o intuito de fazer uma apresentação fiel e justa ao projeto. Quanto à forma e modelagem este objetivo foi atingido. Quanto à representação dos materiais de acabamento, a apresentação talvez pudesse ser mais elaborada, mas a maquete como um todo era um trabalho grande e dispendioso em termos de tempo. O possível foi feito dentro das limitações.