JRRIO

Edificação, Projeto e Arquitetura Sustentável e as Novas Tecnologias

O conceito de projeto, edificação e arquitetura sustentável pode envolver ou não equipamentos de alta tecnologia para captar, produzir e economizar energia, mas não necessariamente envolve alta tecnologia ou muitos avanços técnicos. É errado afirmar isto.

Mais abaixo, são apresentados dois exemplos de moradia e modo de vida sustentáveis que não envolvem necessariamente tecnologias novas. Entretanto deve-se dizer que, o projeto de edificação sustentável também não exclui novas tecnológias para uso de energias renováveis.

A Pequena Casa de Fazenda como Modelo de Moradia Sustentável

Uma antiga casa de fazenda ou casa rural, onde morava uma familia, onde se produzia alimentos, consumia energia advinda de moinhos de vento, utilizava-se monjolos (equipamentos movido ao peso da água) para debulhar grãos, e se utilizava de uma roda dágua para produzir energia elétrica, e quase na prática não produzia lixo, era uma casa sustentável ou auto-sustentável.

Vívia em perfeito equilíbrio com o meio ambiente. Panelas e potes eram feitos de barro, ferro fundido, ou utilizava-se de cabaças ou moringas para vasilhas dágua, e todos estes objetos eram absorvidos sem prejuizo pelo meio ambiente quando não mais podiam ser utilizados.

Geralmente existia uso para biomassa, e se utilizava detritos de animais como adubos. Existia uma cultura natural de aproveitamento e reciclagem.

Até os destritos humanos eram descartados em fossas onde eram absorvidas pelo meio ambiente, já que uma antiga fazenda não envolvia alta densidade populacional.

Arquitetura e Projeto Bioclimático

Um projeto e edificação que faz uso de estrategias bioclimáticas e que proporciona uma morada com conforto térmico, alta eficiência energética (poupando energia) e sem prejudicar o meio ambiente, não precisa necessariamente usar de tecnologias novas.

Precisa apenas usar elementos arquitetônicos adequados, materiais e técnicas construtivas adequados ao meio ambiente e cultura local, considerar os entornos, e os elementos da nutureza como o sol e suas movimentações, regime de chuva, temperatura, umidade, brisas e ventos.

Apenas com estes elementos, num local onde o clima e os entornos contribuem para que a aplicação dos princípios bioclimáticos tenham sucesso, já são suficientes para que se obtenha uma casa sustentável associada à um modo de vida sustentável

Construções Sustentaveis nas Cidades

Nem sempre existem condições ideais onde apenas o uso de principios bioclimáticos tradicionais e utilização de técnicas culturalmente conhecidas são eficazes.

Uma edificação projetada e construida em grandes centros urbanos, com base nos princípios de sustentabilidade geralmente também usa estratégias e tecnologias novas e inovadoras, para melhorar a qualidade de vida sem degradar o meio ambiente e economizando energia.

Geralmente um projeto e construção sustentável procura a eficiência energética tanto em sua construção como em sua manutenção, procura aproveitar materais e estruturas existentes no local, utiliza-se de materiais com certificado ecológico, e procura preservar os entornos e contornos naturais do terreno. Intenciona preservar não somente o meio ambiente local, mas também todo o planeta.

O uso racional da água e energia nas edificações contribui e reduz consideravelmente a degradação do meio ambiente, o problema do chamado polêmico "aquecimento global" e evita o perigo de falta ou racionamento de água.