JRRIO

Casa Sustentável

Sobre casa sustentável como modelo de moradia auto-suficente ou que busca a auto-suficiência, em termos de uso de energia e manejo dos detritos, e assim sendo, reduzindo os danos causados ao meio ambiente. Uma casa sustentável segue os príncipios da sustentabilidade.

A idéia de casa e moradia sustentável tem sido bastante divulgada nos últimos anos. Ou seja, uma residência idealmente auto-suficiente em termos de suprimento de energia e também sem produzir detritos ou lixo que degradem o planeta. Em prática, casa sustentável pode até ser sinônimo de casa ecológica dependeno da flexibilidade da abordagem, dos pontos de vista ou rigor das definições.

Edifícios e casas sustentáveis dentro das cidades

Em termos de construções de casas e grandes edifícios dentro das cidades, talvez por motivos práticos envolvendo custos imediatos altos, onde um investimento somente teria retorno à longo prazo, está idéia somente se aplique na integra em termos experimentais, e somente seja aplicada parcialmente por pessoas ou empresas que tem consciência ecológica ou que apreciem experiências de vanguarda, e que obviamente possam arcar com alguns custos que demoram algum tempo pelo retorno.

Uma casa idealmente e completamente sustentável seria a que não recebesse contas de luz, água, gás, e pudesse suprir suas próprias necessidades.

A idéia de abandonar alguns sistemas de abastecimento convencionais tem sido cada vez mais divulgada, e pouco a pouco a idéia tem se tornado popular em alguns paises, até mesmo no Brasil.

Além da vantagem de não ter que dar parte de seu trabalho para pagar estes benefícios, a prática de obter energia de forma sustentável ajuda a reduzir emissões de carbono e também diminuir a dependência de combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral).

Quanto à água, a obtenção seria através poços onde exista água ou através da coleta de água de chuva armazenada em reservatórios ou cisternas.

Para que uma moradia fosse também completamente ou idealmente sustentável, ela não deveria produzir lixo, e os resíduos orgânicos e de esgotos deveriam ser tratatos e absorvidos de forma ecológicamente correta pelo meio ambiente. Existem várias formas de tratamento de esgoto, incluíndo o tanque séptico e outras formas alternativas.

Resumindo uma casa idealmente sustentável não dependeria de sistemas de abastecimento externo de água e luz, e para obter conforto termico no ambiente, ou seja, ser internamente agradável e confortável, deve ser projetada aproveitando fontes de energia naturais do meio ambiente, como ventos e brisas para ventilação e refrigeração, e o calor do sol para aquecimento em ambientes frios, além de aproveitar ao máximo a iluminação natural.

Quanto à necessidade de produzir energia elétrica para equipamentos de uso doméstico, ou como forma de aquecimento complementar onde o aquecimento ou ventilação e resfriamento natural natural não são suficientes em determinadas épocas do ano, deve-se usar fontes de energia renovável utilizando equipamento instalado nas próprias dependências. As fontes de energia renováveis mais usuais neste caso são energia solar e eólica, obtidas através de paineis solares fotovoltaicos geradores de energia e através de turbinas geradoras de eletricidade movidas por moinhos de vento.

A sustentabilidade envolve também causar o mínimo de impacto ambiental ou danos ao meio ambiente. E desta forma, existe uma tendência de utilizar materiais de construção cujas empresas fabricantes, tenham como metas reduzir estes impactos através de metas e selos de certificação.

Casa sustentável em comunidades intencionais

Existem as casas sustentáveis ou que buscam a auto-suficiência que seguem os princípios da permacultura e bioarquitetura, dentro uma diferente filosofia de vida.

Por utilizarem materiais locais, metódos construtivos resgatados da arquitetura regionalista e vernacular, associado à mão de obra em sistma de mutirão, geralmente são produzidas à um custo muito baixo, criando ambientes aconchegantes e criativos.

Existiram Casas Sustentáveis no Passado ?

É interessante realçar que "casas sustentáveis" já existiam naturalmente em tempos passados, antes do superpovoamento de grandes centros e do surgimento de tecnologias poluídoras e que degradam o meio ambiente. Entretanta, o que seria uma "casa sustentável" em tempos passados não possuía esta denominação. As moradas sustentáveis de tempos passados eram as casas rurais ou casas de fazendas ou sítios de pequenos porte, que viviam em harmonia com a natureza e meio ambiente. Veja algumas considerações que faço sobre as pequenas casas rurais ou casas de fazenda como modelo de sustentabilidade, sendo uma referência tanto histórica como bucólica de casa sustentável.