JRRIO

Natureza, Meio Ambiente, Projeto e Edificação

Uma casa sustentável ou ecologicamente correta não pretende dominar nem degradar a natureza. Ela deve estar em sintonia com o meio ambiente e a natureza.

Deve-se interferir o mínimo possível, utilizar os recursos naturais e fazer a natureza trabalhar a favor das casas e das edificações, e não lutar contra a natureza.

Dentro dos princípios apresentados mais acima, deve-se observar o terreno, o local e região onde a construção será feita, e verificar os recursos naturais disponíveis como água no subsolo, tipo de vegetação, clima e regime de chuvas, direção dos ventos predominantes, posicionar a casa corretamente em função da orientação do sol e seus movimentos.

Uma casa que é construída em uma serra, por exemplo em Petrópolis ou como caso mais extremo na região das serras gaúchas, devem ter isolamento térmico e também aproveitar ao máximo o calor do sol para mante-la ainda aquecida à noite, nem que seja parcialmente com energia proveniente do sol.

Em contrapartida, a abordagem para uma casa em clima quente e úmido, no Rio de Janeiro ao nível do mar, ou tomando como caso mais extremo uma casa na região da Amazônia, em Manaus é diferente.

Para estas últimas, é necessário arejar ao máximo a casa devido à temperaturas altas, aproveitando os ventos predominantes e ventilação cruzada, como também posicionando alguns cômodos da casa para menor retenção de calor do sol.