Edícula com Lavanderia, Vestiários, Banheiros e Sala Multiuso

Edícula ou anexo de serviço visto com maquete eletrônica

Esta é uma maquete eletrônica feita para apresentação de um estudo para construção de um anexo nos fundos de uma escola.

A apresentação foi feita em Maio/Junho de 2001. Este estudo para construção da edícula de serviço contava com vestiário, banheiros, lavanderia e dependência no piso superior.

Este anexo é visto em várias perspectivas, que permitiram a visualização do projeto de vários ângulos.

Sobre esta apresentação de edícula de serviço em anexo

Apesar de ser apenas uma pequena maquete eletrônica, de uma construção sem significativa relevância, e feita em curto tempo, esta prima pela modelagem 3D em autocad, com bastante detalhes arquitetônicos e construtivos, e por este motivo a incluí neste meu site.

Anúncio:

A escada metálica, em estilo construtivista foi sugerida e desenvolvida por mim. Enfim, eu gostei desta maquete e pequena apresentação apesar da simplicidade, pois além de bem elaborada, conta com perspectivas de vários pontos de vista, dando uma perfeita compreensão do anexo à ser edificado, além do fato de envolver uma árvore à ser preservada.

Esta é uma apresentação que primou pelos detalhes de arquitetura.

O projeto deste anexo ou edícula de serviço, foi mostrado como se a maquete tivesse os contornos do terreno cortados à frente, já que ficava numa parte alta, acessada por escada.

Vistas da maquete eletrônica da edícula e sua escada metálica

Abaixo, estão as quatro vistas obtidas da maquete eletrônica, mostrando-se a futura construção de vários ângulos e a escada metálica numa vista ampliada.

Mais abaixo, veja cada uma destas vistas ampliadas isoladamente com suas respectivas descrições.

Uma árvore à ser preservada

Neste pequeno espaço, existia uma árvore no canto do terreno, e o desenho da construção foi feito levando-se em conta a preservação e manutenção da mesma. O afastamento da contrução foi feito deixando espaço para a copa da árvore, assim com ao redo do tronco ficaria previsto um canteiro preservando uma área de terra para irrigação das raizes.

Vista da edícula de serviço obtidas com a maquete eletrônica

Acima, estão as quatro vistas obtidas da maquete eletrônica, mostrando-se a futura construção de vários ângulos e a escada metálica numa vista ampliada. Mais abaixo, veja cada uma destas vistas ampliadas isoladamente com suas respectivas descrições.

Edícula ou Anexo de Serviço Visto do Lado da Escada

Edícula ou anexo de serviço e escadas de acesso - maquete eletrônica

A vista acima mostra a edícula ao nível dos olhos. Observe que terreno onde fica a construção planejada é elevado é foi representado somente parcialmente. Em primeiro plano, vê-se o gradil de cerca e depois a escada metálica de acesso ao segundo piso. A cobertura é de telha de barro colonial e os beirais contam com calhas de recolhimento de agua de chuva.

O beiral que fica sobre a porta de entrada do segundo piso se projeta sobre o patamar da escada para dar guarnição contra chuva. Ao lado desta porta, está representada uma lumária de globo. Na parte da frente, no térreo vê-se 2 portas que dão acesso aos banheiros e vestiários masculinos e femininos. Mais à frente vê-se 2 portas duplas de armário, sendo uma na parede do muro de divisa. Ao fundo aparece parte da copa da árvore.

Maquete da Edícula ou Anexo de Serviço vista de cima

Maquete eletrônica da edícula ou anexo de serviço vista de cima

Nesta vista, a maquete é vista de cima, onde se vê perfeitamente o segundo pavimento e suas janelas assim como a porta de acesso de frente ao patamar superior da escada metálica. Ao lado da escada metálica, está outra escada que dá acesso à parte elevada do terreno onde este anexo de seriço seria construído. Um gradil guarnece a circulação, devido ao terreno ser acidentado.

De frente vê-se as duas portas dos banheiros vestiários, e uma porta dupla de armário. Um beiral guarnece a circulação em frente às postas do os vestirários, que por sua vez da acesso ao espaço de lavanderia que fica atrás do armário, perto do tronco da árvore. Todos os beirais onde existe escoamento de chuva são guarnecidos com calhas e estão representadas nesta maquete eletrônica.

Anexo de Serviço ou Edícula - Vista do lado da Lavanderia e Árvore à ser preservada

Edícula ou anexo de serviço visto de lado com a árvore

Nesta imagem acima, vemos a maquete eletrônica ou digital da edícula ou anexo de serviço. O muro da divisa lateral esquerda foi representado à meia altura para que a lavanderia com cobertura de policarbonato seja plenamente vista. Deste ângulo, vêmos também a árvore a ser preservada. Ainda neste mesmo ângulo, o armário de alvenaria (visto também nas demais imagens) que fica perto do muro esquerdo não foi representado para facilitar a visualização das demais partes da edificação.

Assim como nas demais imagens, o patamar elevado onde fica a edícula foi representado parcialmente e destacado de áreas e construções que o cercam.

Além da árvore preservada e seu canteiro, nesta imagem aparecem também a lavanderia onde se vê 2 maquinas de lavar assim como parte dos tanques que ficam de frente para as máquinas. Na imagem, também são vistos o armário frontal de 2 portas que fecha a área da lavanderia.

A edificação como um todo aparece também plenamente nesta imagem, podendo se ver os telhados e suas calhas, e as áreas de circulação. As 2 portas vistas no piso térreo são dos vestiários e banheiros.

À direita, vê-se o gradil que guarnece a área de circulação descoberta da direita que fica numa parte acidentada do terreno, e a escada de alvenaria que dá acesso ao patamar elevado onde situa-se a construção. A escada metálica que dá acesso ao segundo piso, é vista apenas parcialmente do lado direito.

Comentário técnico sobre CAD e Renderização

Esta maquete eletrônica foi originalmente modelada em autocad e depois renderizada com o antigo 3dStudio r.4 para DOS, na verdade uma antiga versão do 3ds max. A arquitetura da pequena construção foi toda modelada em detalhes assim como a escada e demais elementos de construção tais quais calhas de telhado, escada projetada em estrutura metálica, luminárias e etc.


Autor das maquetes eletrônicas e textos: J.Renato A.D.

Anúncio: