JRRIO

Fachada e Edificações Comerciais

Acerca das edificações e suas fachadas comerciais de lojas, bares, restaurantes e shopping centers, entre outras, levando em consideração seus principais objetivos e enfoques, e considerando a utilizade das maquetes eletrônicas e sistemas de visualização 3d para o estudo das mesmas.

Uso da maquete nos projetos

A computação gráfica, através das maquetes eletrônicas dão uma boa ajuda para o estudo e concepção de arquitetura comercial de interiores bem como de suas fachadas. Permitem assim varias simulações, com relação aos materiais utilizados, cores, tipos e efeitos de iluminação. A imagem animada mostrada acima refere-se ao portico e parte principal da fachada de um shopping center.

Para tal, foi construída uma maquete eletrônica seguindo as idéias de proposta para reforma. E deste modelo 3d construído com o software Autocad e renderizado com o programa 3dStudio R.4 foram obtidas a imagem permitindo a visualização do mesmo.

A fachada como elemento de edificações comerciais

Os objetivos das fachadas comerciais se diferenciam primordialmente das fachadas residênciais quanto ao enfoque por dois motivos. As fachadas residências são feitas primordialmente para agradar aos moradores e seguindo os gostos dos mesmos. Além do mais, as fachadas residênciais não são feitas pra obter retorno finânceiro, exceto na valorização do imóvel.

Fachada comercial

Com relação às fachadas comerciais, estas são feitas primordialmente para serem chamativas e agradarem aos clientes e passantes, ou seja chamarem a atenção, e possuem também a intenção de trazer retorno finânceiro como elemento de marketing e propaganda.

Entre os pontos que são levados em consideração com relação à uma fachada comercial, alguns dos mais importantes estão comentados abaixo.

Comunicação Visual da Fachada

Certamente a primeira impressão que um cliente tem de uma loja, hotel, bar é a sua fachada. Ela pode transmitir o clima e a "idéia" do que o espera ao entrar no local, ou seja, ter uma idéia acerca do serviço e ambiente interno. A forma como a fachada se comunica com os clientes pode também ser associada metaforicamente à um cartão de visitas, ou seja, é algo que pode expressar identidade.

No caso de lojas, a fachada pode inclusive mostrar a visão interna da mesma através da transparência das vitrines. Alias este é um dos recursos mais comuns utilizados, e a cada dia as fachadas e vitrines tendem a ser mais transparentes aos passantes e clientes.

Fachada como Espaço para Publicidade e Propaganda

Muitas pessoas se esquecem que a fachada é um espaço de marketing / propaganda. Um cliente pode se identificar e reconhecer a loja pela marca, pelo letreiro luminoso, mas também pelo estilo que compõe a mesma.

Partindo desta premissa, que o estilo e sutilezas de uma fachada cria uma identidade, esta deve estar de acordo com o público alvo ou clientes, e também de acordo com os produtos oferecidos.

Muitos se esquecem também que as vitrines amplas são um outdoor gratuito, e não utilizam a vitrine como outdoor durante a noite. Vitrines iluminadas chamam atenção de pedrestres e pessoas que estão em automóveis, e são uma forma de divulgar e chamar atenção para a loja e seus produtos.

Não existem parâmetros nem regras absolutas, mas segundo estudos, lojas com teto baixo e com muitos produtos nas vitrines geram a ideia de loja mais popular.

Em contrapartida, lojas com pé direito mais alto geram uma ideia de serem mais glamourosa. Ambientes menos apertados e "clean" (ou menos "entulhadas" são mais usados para lojas cujo público são pesoas de maior poder aquisitivo.

Sobre a Enfase dos Elementos nas Fachadas

Quando se pensa em uma fachada são inúmeros os elementos e aspectos à considerar, dependo de vários fatores. Em função de fatores como localização (se loja de rua ou de shopping center), vista de longe ou de perto, tamanho e extensão além de outros, alguns elementos podem adquirir mais importância ou menos importância. Abaixo à seguir algumas considerações sobre esta questão.

Lojas de Interior de Shopping e Ruas estreitas

Onde a loja ou fachada é percebida de perto por pessoas circulando, sem ter uma longinqua visão da arquitetura externa da loja, é importante enfatizar detalhes e montar vitrines amplas e transparentes, de forma que o espaço interno seja valorizado e percebido de fora da loja.

Em lojas onde os clientes tem uma primeira visão ao chegar de carro, ou passando perto, deve-se valorizar a arquitetura externa e seus volumes. O letreiro deve chamar a atenção tendo um tamanho bom para leitura à distância, e a coerência do "design" ou estilo arquitetônico deve sinalizar aos clientes que aquela é a loja da marca que ele procura.

Tanto a fachada como vitrine, muitas vezes é uma extensão da arquitetura, principalmente onde os clientes tem uma visão das instalações externas a longa distância. As vitrines e a iluminação, devem estar integradas à arquitetura.

As fachadas de rua, devem ser chamativas e também resistentes para resistirem a fatores climáticos. A enfase em ser "chamativa" é importante porque nas ruas, os consumidores são suscetíveis a muitas outras coisas que distraem ou voltam a atenção para outros lados, como barulho de transito, sinais de tráfego e ônibus que volta e meia ocultam as fachadas.

A Iluminação

Geralmente a iluminação é um dos mais importantes elementos de uma fachada atrativa. Deve-se explorar a iluminação para enfatizar os produtos oferecidos. Segundo alguns especialistas em iluminação, para uma ilumanção geral da fachada, recomenda-se utilizar luz fria. Luzes quentes são mais adequadas e utilizadas para enfatizar e destacar os produtos oferecidos assim como para letreiro luminoso ou logomarca.

Veja também um estudo de iluminação de fachada feito com maquete eletrônica, onde a fachada de um shopping é vista de dia e com simulação de iluminação noturna.

Espelhos

Os espelhos, principalmente em paredes laterais dão a sensação de maior amplitude dos ambientes. É um ótimo recurso para ambientes entreitos, compridos. Não propiciam ao ambiente a sensação de serem mais claros, mas ajudam de fato na iluminação, ao refletir a luz.

Veja também uma página sobre a relação entre espelhos e espaços internos, com exemplo de sua utilização em uma loja representada com maquete eletrônica, juntamente com textos sobre o assunto.

Toldos

A função dos toldos é proteger as entradas expostas ao sol e chuva, além de proteger as vitrines. Sua função é também dar conforto aos consumidores que param em frente à loja para ver vitrines. Quanto à estética, os toldos também valorizam a loja, e expandem a fachada.