JRRIO

Perspectiva Fotorealística de Fachada - Prédio de 4 andares

Perspectiva fotorealística de fachada de um edifício, gerada à paritr da maquete eletrônica, mostra com realismo a representação dos materiais de revestimento, acabamento e pintura. Esta perspectiva de março de 2006, é mostrada mais abaixo em imagem ampliada, sendo uma perspectiva típica para apresentação de projetos de edifícios e empreendimentos de construção civil.

Computação gráfica 3d confere aparência real aos materiais de acabamento da fachada

A perspectiva fotorealística de arquitetura da fachada, que é também uma ilustração gráfica computadorizada com representação realistica dos materiais de acabamento de construção, se refere à um edifício residêncial. A mesma foi obtida de maquete eletrônica, que originalmente fiz sob encomenda, para uma incorporadora e empresa de construção civil.

Nesta mesma página, disponibilizo também um texto meu, sobre a função das perspectivas e seu uso na arquitetura, engenharia e construção cívil, assim como também comento sobre fatores importantes que podem envolver uma perspectiva, sob o meu ponto de vista e com base em minhas experiências.

O nome fotorealística se deve ao fato de que, a perspectiva tem o potencial de representar os materias de acabamento e revestimento da fachada de forma realista ou realística, apresentando uma imagem quando muito bem produzida próxima á uma fotografia ou exatamente igual à uma fotografia do edifício se este já tivesse concluído.

Estudos de fachadas tanto comerciais como residênciais, assim como aplicação e uso de materias de acabamento de construção na arquitetura e engenharia em geral, também podem ser feitos através da maquete eletrônica para obtenção de vistas.

Estes recursos ajudam na tomada de decisão quanto à finalização do projeto de fachada no que tange à revestimentos de paredes e pisos, pintura predial, uso das cores e materias relativos às esquadrias, fachadas de vidro, corrimões e guarnições de varandas e etc.

Fachada do edifício com representação dos revestimentos

Perspectiva fotorealistica da fachada do edifício mostra os materiais de revestimento e acabamento

Perspectiva fotorealística de fachada de prédio. A maquete eletrônica do projeto permitiu realismo na representação dos materiais de revestimento e acabamento.

Acima a perspectiva da fachada do edifício, que nesta representação combina o revestimento das varandas, e vigas de demarcadas com pastilhas amarelas, e pintura das paredes na cor palha. Os corrimões e frisos na cor branca e vidros das esquadrias da fachada e varanda na cor verde claro tipo ray-ban.

Planas dos apartamentos em apresentação humanizada

Planta baixa dos apartamentos em apresentação gráfica

Acima, as plantas baixas dos apartamentos em apresentação humanizada, feita em computação gráfica. A apresentação quanto aos móveis e materiais de acabamento de piso, assim como louças e metais sanitários também pendeu para o fotorealismo. Leia mais sobre plantas humanizadas neste site.

Sobre a perspectiva desta página

A perspectiva fotorealistica mostrada nesta página é a fachada de um edificio residencial no Rio de Janeiro usada para divulgação de um empreendimento, para colocação em estande (stand) de vendas e divulgação do projeto e empreendimento relativo à construção do edifício.

É uma versão refeita com fins experimentais de representação de cores e materiais de acabamento num programa diferente do que usei originalmente, mas mantendo fielmente a arquitetura.

A perspectiva foi encomendada em 2004 por uma boa construtora para quem já havia feito alguns serviços anteriormente. Juntamente com a perspectiva foram feitas também as plantas humanizadas dos apartamentos para a mesma apresentação.

Fiz a perspectiva e também as plantas humanizadas, após receber o projeto arquitetônico e detalhamento da fachada, que foi feito pelo escritório de arquitetura contratado pela construtora.

Meu contrato de serviço com a construtora se limitou à apresentação gráfica do projeto.

Comentário sobre apresentação em CAD 3d

Embora a perspectiva mostrada na imagem pareça ter sido feito com o 3ds max ou algum outro tipo de renderizador mais conhecido, na verdade utilizei unicamente e exclusivemente o programa Autocad 2004, tanto para construção das malhas como para renderização.

Não é incomum e nem infrequente ver alguém dizer que o Autocad não renderiza bem. Entretanto, na verdade e em muitas situações o problema não é com o programa, e sim com a falta de conhecimento de todos os recursos de um programa.

Na verdade, a maioria dos cursos 3d de renderização, mesmo quando se trata de apresentação de arquitetura, dão mais enfase à outros programas, ficando o Autocad muitas vezes subutilizado na área de renderização ou apresentação grafica.

Voltar acima >>>

Sobre Perspectiva Arquitetônica e Arte Digital

A função das perspectivas de Arquitetura ou Arquitetônica é valorizar o projeto à ser executado, assim como facilitar a compreensão do mesmo ao leigo, dando uma idéia da futura construção. São importantes para divulgar projetos e empreendimentos de Engenharia, Arquitetura e da Indústria de Construção Civil.

Geralmente os ante-projetos também são acompanhados de uma perspectiva para se ter uma ante-visão das formas espaciais e dos volumes imaginados em plantas e elevações.

O grau de elaboração de uma perspecitiva feita em computador, depende do tempo para executa-las com relação à atribuição dos materiais de acabamentos, como texturas de pisos, revestimentos, pinturas, etc.

Entretanto, mesmo com pouco tempo, é possivel sem muita dificuldade ter uma boa compreensão da geometria do projeto, de suas formas e de seus volumes.

Certamente estas perspectivas são obtidas de maquetes eletrônicas ou modelos tri-dimensionais computadorizados.

Quando as perspectivas e apresentações obtidas são menos elaboradas e com menor nível de detalhamento, pode-se chama-las de "esquemáticas".
Quando as perspectivas são muito elaboradas em termos de reprodução fiel dos detalhes do projeto, bem como dos materiais de acabamento à serem utilizados, como pisos, azulejos, pedras, revestimentos, etc, chama-se à estas perspectivas de representações fotorealísticas, pois se obtém praticamente uma visualização do projeto construído.

Humanização da Perspectiva

Geralmente uma boa e criativa arquitetura, por sí só dá vida à apresentação de um projeto. Entretanto, caso a arquitetura não seja algo muito interessante, para o leigo passa-se uma impressão desertica e irreal de um projeto.

É preciso "humanizar" dando um aspecto de cotidiano, com pessoas andando ou habitando, contendo automóveis e elementos paisagisticos, como plantas, arvóres, gramado, etc.

Uma boa "humanização" e uso de elementos paisagisticos valoriza um projeto "apagado" arquitetônicamente, mostrando a arquitetura integrada aos elementos da vida cotidiana e da natureza.

Sob o ponto de vista técnico, alguns leigos não percebem a diferença entre uma boa "modelagem 3D" ou contrução 3D de arquitetura de uma modelagem fraca, quando esta fica para segundo plano em meio à "humanização" e "paisagismo" da cena.

Uma boa maquete eletrônica e também perspectiva fotorealistica é a que contém tanto uma malha 3D muito bem construída e fiel à arquitetura, com bastante detalhes, como também uma "humanização" e paisagismo agradáveis e bem elaborados.

Entretanto, sempre deve-se lembrar que a questão do gosto é algo pessoal e polêmico. Muitas vezes um trabalho que agrada à alguma pessoa não a agrada à outra. Mas tecnicamente falando, é possivel reconhecer o que um bom trabalho de construção de malhas 3D de forma impessoal.

Sentimento e Emoção na Perspectiva

Para fins práticos, e atingir os objetivos de transmitir ao leigo a compreensão do projeto, devemos lembrar também que, é importante colocar um pouco de sentimento e emoção e não se ater apenas e detalhes e preciosidades técnicas em alguns casos.

Nem sempre uma sombra matemáticamente perfeita é a que transmite uma sensação mais agradável ou emoção.

As perspectivas computadorizadas são feitas utilizando-se de programas de computudores. Mas quem pode dar uma apresentação mais pessoal, ou dar um enfoque mais técnico ou mais artisitico, é e sempre será que trabalha com computação gráfica. O computador e os programas são apenas instrumentos de trabalho.

Voltar acima >>>

Perspectiva em tamanho ampliado

Na imagem abaixo, a mesma perspectiva mostrada mais acima, porém em tamanho ampliado.

Fachada com materiais de acabamento e revestimento visualizados com maquete eletrônica

Acima a perspectiva fotorealistica do edífício em tamanho ampliado, Rio, RJ - Março 2004. Através da maquete eletrônica, a fachada foi visualizada com seus materiais de acabamento e revestimento visualizados com maquete eletrônica.

Descrição da perspectiva do edifício e sua fachada com representação do acabamento e revestimento das paredes e pisos

Na imagem, acima, no plano da rua, do lado direito aparece a portaria cujo acesso se dá com ligeiro declive, através de uma pequena rampa, com calçamento sugerido em pedras polidas. A entrada da portaria é fechada por uma pequena cortina de vidro com frisos de suporte dos vidros na cor branca. Do lado direito da pequena rampa de entrada, também existem pequenos canteiros de jardins, representados com suas devidas plantas e flores.

Ao centro, ainda ao nível da rua, um muro decorado que separa as partes internas do edifício relativas ao pavimento térreo. À frente deste muro jardins delimitados por um longo canteiro, com plantas verdes, pequenas palmeiras, gramado e rosas sugerem o pequeno trabalho de jardinagem ou paisagismo. E do lado direito, ainda ao nível da rua, o portão de garagem do edifício, também sugerido em alumínio.

Olhando para cima, são vistas as varandas separadas por uma parede central, sendo uma varanda para cada apartamento com vista para a rua. As muretas das varandas nesta perspectiva foram representadas com revestimento em pastilha amarela e corrimões em alumínio branco. As projeções de vigas horizontais que se estendem ao lado das varandas, também estão revestidas de pastilhas na mesma cor anteriormente citada. As paredes do corpo do edifício estão representadas com pintura predial na cor amarela. As esquadrias das varandas foram representadas como alumínio anodizado na cor branca e portando vidros verde-claro, tipo ray-ban. Ainda com relação às varandas, foram representados os canteiros de plantas em suas laterais e alguns vasos no centro das mesmas. Um aparelho de ar condicionado, também foi representado na parede, ao lado da varanda.

Voltar acima >>>