JRRIO

Loja | Uso de Espelhos

Loja | Vista espelhos e espaços interiores

Interior de Loja com uso de espelhos na parede e sua função.

Representação 3d, feita 1996 com maquete eletrônica, mostrando sugestões para o projeto ou design de interior de uma loja.

Nesta página enfatiza-se o uso de espelhos sob o ponto de vista de funcionalidade, ambientação e decoração interior.

São mostradas perspectivas através de imagens sequênciais, onde é visto o interior da loja com mobiliário e duas diferentes disposições de espelhos nas paredes.

Este trabalho foi feito com uso do programa Autocad para modelagem 3d e 3dStudio R.4, uma das primeiras versões do software de renderização 3ds Max.

Espaços interiores

Nas duas imagens que se alternam bem mais abaixo nesta página, a loja é vista internamente, mas com duas disposições de espelhos na parede lateral esquerda.

Em uma das disposições, os espelhos vão até o final da loja, e em outra vão até o balcão.

Perspectiva interior mostra a relação da loja com os amplos espelhos

A perspectiva interna, nos permite ver os espaços interiores, espelhos, prateleiras e balcão.

Pode-se perceber que os espelhos dão uma sensação de maior espaço interno e ajudam na iluminação ao refletirem a luz.

Em uma das imagens, os espelhos se estendem até o final, dando uma maior sensação de amplitude. Geralmente espelhos não são baratos, e portanto deve-se pensar num aproveitamente racional dos mesmos, considerando as melhores possibilidades.

Loja | A vista interna mostra os espaços interiores, espelhos, prateleiras e balcão

Outro fato importante é a modulação ou tamanho dos painéis de espelhos. Painéis de espelhos muito recortados ou formados por peças de menor tamanho não ficam tão atrativos e interessantes como os proporcionados por peças de grandes tamanhos. Embora as peças de espelhos de maior tamanho sejam mais dificéis de transportar e muitas vezes mais caras, produzem resultado bem melhor.

A Função dos Espelhos

Os espelhos, principalmente espelhos grandes, dão a sensação de ambiente maior, como se duplicassem o espaço, além de ajudar a clarear os ambientes.

Em lojas os espelhos tem também a função de realçar mercadorias em exposição e posibilitar a visualização das mesmas de diferentes pontos de vista, assim como servirem para os cliente se observerem ao provarem e testarem artigos à venda.

São muito utilizados em paredes laterais, painéis laterais das vitrines. Veja na página desta apresentação referente ao mobiliário da loja, que a representação da vitrine desta loja exemplifica o uso do espelho lateral na construção da mesma.

Uso de Vidros Temperados

Em algumas lojas mais atuais, muitas vezes são usado vidros temperados como "parede divisória" por serem resistentes, funcionais e ocuparem pouco espaço, solução esta ideal para pequenos cômodos comerciais, onde ganhar espaço é primordial. Neste caso, muitas vezes uma das faces do painel de vidro temperado (vulgamente chamado de blindex) pode funcionar como espelho e outra face pode ser revestida com adesivos de parede, mesclando funcionalidade com decoração da loja.

Quando se interessa por uma divisão semi-transparente entre os ambientes podem ser utilizados vidros jateados, entretanto este tipo de aplicação não foi representado nas imagens vistas acima.

Decoração com Espelhos

Como foi realçado acima, o uso de espelhos está muitas vezes presente na decoração de lojas, devido às suas inúmeras utilidas e funções. Entre os usos de espelhos para lojas, estão as paredes de espelhos, como foi mostrada na maquete eletrônica e imagens acima, onde a fixação de várias peças de espelho na parede formam um painel espelhado contínuo que dá a sensação de duplicação do espaço e torna o ambiente mais claro.

Outro recurso interessante utilizado na decoração com espelhos é o uso de espelhos jateados, com texturas feitas com jato de areia. Geralmente este recurso e acabamento artístico produz um acréscimo significativo nos orçamentos, mas o efeito realmente é compensador e muito bonito onde este tipo de efeito e acabamento é conveniente. Entretano, para lojas de roupas e calçados, os espelhos convencionais são mais adequados. Espelhos jateados podem ser mais interessantes para bares, restaurantes e ambientes muito finos onde se pretende agregar mais valor ao ambiente e atrair clientes mais exigentes e detalhistas.