JRRIO

Cultura Sustentável na Era da Energia Descrescente

A Permacultura se baseia em algumas hipóteses que foram descritas no livro Permacultura Um, entre estas hipóteses algumas que merecem destaque.

As novas formas de energia, derivadas de combustíveis fósseis (primeiro o carvão e depois o petrólelo) foi tida como a principal causadora da explosão demográfica, migração para as cidades, surgimento das novas tecnologias e das características das sociedades modernas.

Em decorrência disto, a degradação do meio ambiente atingiu níveis altíssimos, ameaçando o bem estar e até a sobrevivencia da população à nível mundial.

Por outro lado, durante as décadas de 1970 e 1980 principalmente, entendia-se (e ainda entende-se) que os combustíveis fósseis irão se esgotar dentro de algumas gerações, fazendo com que, por bem ou mal, a socieda faça um retorno gradual aos sistemas de produção e sobrevivência baseadas em outros tipos de energia, até mesmo os que eram comuns em sociedades pré-industriais, quando eram dependentes de energias renováveis.

A permacultura se baseia na hipótese de uma necessária e progressiva redução do consumo de energia, e também na provável e inevitável redução da população humana.

As pequenas comunidades, chamadas ecovilas, seguem estas orientações, e geralmente se baseiam em principios de projeto e planejamento da permacultura, voltados para uso de energias renováveis.


Referências Bibliográficas Consultadas e Sugeridas

  • Introdução à Permacultura, Permacultura Design Course Séries, de Bill Mollison, 1981
  • Os Fundamentos da Permacultura, de D. Holmgren, publicado em pdf por Holmgreen Design Services

Assuntos relacionados em links externos