JRRIO

Arquitetura Bioclimática nas Construções e Edificações

Uma edificação cuja arquitetura é bioclimática, é a que utiliza uma tecnologia baseada na aplicação correta de elementos arquitetônicos, no intuito de aproveitar o clima local, e assim dando ao ambiente construído um alto grau de conforto e ao mesmo tempo poupando energia.

Entretanto, apesar do nome em voga, existem autores, que defendem a posição que não existe "arquitetura bioclimática", ou uma arquitetura que possa ser definida unicamente por esta caracterísitica, já que inúmeros fatores além do bioclima são levados em conta em um projeto.

Conceito de Arquitetura Bioclimática

É plenamente possível falar de um enfoque bioclimático, ou cuja característica mais importante seja a eficiência energética ou ser poupadora de energia.

Mas o bioclima oferece apenas um conjunto de condicionantes, ou dados a serem considerados. Geralmente existem outros fatores que são levados em conta na concepção do projeto de uma edificação.

O que se chama de "arquitetura bioclimática", que pode ser entendendida ou chamada também de arquitetura sustentável dentro de um contexto mais amplo e atual, não é o uso predominante de novas tecnologias recém descobertas ou desenvolvidas por engenheiros e cientistas, embora muitas destas tecnologias possam ser utilizadas como estrategias bioclimáticas.

O uso de tecnologia de energia solar para geração de energia elétrica ou aquecimento de água é mais precisamente a aplicação de um segmento da engenharia chamado de helioengenharia (engenharia de aproveitamento da energia solar) e não exatamente ou necessariamente uma estrategia de "arquitetura bioclimática", embora para a geração de energia de uma casa auto-sustentável esta tecnologia seja importante, já que é uma energia renovável.

Arquitetura bioclimática é focada nas caracteristicas do local

Assim, o conceito de "arquitetura e edificação bioclimática" está mais ligado ao próprio desenho do projeto de arquitetura ou concepção do projeto arquitetônico, levando em consideração apenas condicionantes locais ou do local onde a edificação será construida.

Entre estas considerações estão o clima, as orientações quanto a posição da edificação e insolação e o entorno. Levando-se em conta estas condições, as condições do ambiente interno podem ser controladas ou melhoradas, proporcionando conforto térmico ou higrotérmico sem recorrer às técnicas de controle que consomem energia e sistemas tecnologicos.

Dentro destes princípios, se alguém levar em consideração os movimentos do sol, onde nasce e se põe, e com quais inclinações seus raios incidem ao longo do ano ou em cada época do ano, e também levar em conta os entornos que é importante para definir o micro clima local, é possível dizer que um projeto de arquitetura em curso tem a ver com arquitetura bioclimática.

Utiliza recursos naturais, valoriza origens culturais e regionalismo e busca auto-suficiência

Para conseguir eficiência energética ou econômia de energia, considerar os recursos naturais do meio ambiente como o sol, ventos e biomassa são importantes, e a partir destes recursos pode-se inclusive alcançar autonomia.

De um modo geral, princípios da concepção bioclimática nos levam à olhar para as origens e cultura local, e consequentemente resgatar a história. Levam a olhar para um futuro onde se preserva o meio ambiente e valoriza a ecologia, e onde a energia sera usada de forma eficaz e racional. Estas ideias se voltam para uma melhor qualidade de vida com moradias mais confortáveis e em equilíbrio com o meio ambiente.

Bibliografia e Referências

Veja algumas importantes publicações e livros sobre projeto, construção e arquitetura bioclimática, sendo alguns de autores e pesquisadores pioneiros no assunto.