JRRIO

Ecovila | Definicão e Conceitos

Explicação em linguagem simples sobre as definições mais amplamente aceitas quanto ao que é Ecovila, definição esta que aborda todos os pontos que norteiam este tipo de assentamento em pequenas comunidades que vivem em harmonia com o meio ambiente, almejando auto-suficiência e sustentabilidade.

Definição da GEN

No website da GEN - Rede Global de Ecovilas ou "Global Ecovillage Network" existe a seguinte definição:

"Ecovilas são comunidades urbanas ou rurais formadas por pessoas que se esforçam para integrar o ambiente social cooperativo com um estilo de vida que não cause danos ao meio ambiente. Para atingir este objetivo, junta-se também vários aspectos de planejamento e projeto ecológico, construção ecológica, produção verde (orgânica, sem agrotóxicos), fontes alternativas de energia, práticas para construir a comunidade e outros fatores mais."

Motivações

"A motivação para as ecovilas, é uma escolha e comprometimento para reverter a gradual desintegração de estruturas sociais e culturais cooperativas e o irrompimento de práticas destrutivas do meio ambiente no Planeta Terra.

Por milénios, a pessoas tem vivido em comunidades próximas à natureza, e com estruturas sociais cooperativas. Muitas destas comunidades ou "ecovilas", existem nos dias de hoje e estão lutando para sobreviver.

As Ecovilas dos dias de hoje estão sendo criadas de forma intencional, de modos que as pessoas possam mais uma vez viverem em comunidade que estão em contato com a Terra, de acordo com um estilo de vida que assegure bem estar para todos os tipos de vida, continuamente no futuro.

As Ecovilas são uma solução para os maiores problemas de nosso tempo - O planeta já está experimentando os limites para o crescimento, e nossas vidas estão muitas vezes com falta de conteúdo significativo ou razão de ser.

De acordo com um crescente número de cientistas, nos precisamos aprender a viver de forma sustentável se quisermos sobreviver como uma espécie.

As Nações Unidas, lançaram seu relatório chamado Global Environment Outlook 2000 (Perspectivas sobre o Meio Ambiente) baseado em relatórios de agências da ONU, de 850 relatórios pessoais e mais de 30 institutos sobre meio ambiente, concluindo que "O curso atual é insustentável e adiar as ações não é mais uma opção."

As Ecovilas, por empenharem por seguir estilos de vida que podem "seguir continuamente e com sucesso no futuro", são modelos vivos de sustentabilidade e exemplos de atitudade que podem ser tomadas rapidamente. Elas representam uma forma eficaz e acessivel de combate à degradação dos nossos ambientes sociais, ecológicos e espirituais. As Ecovilas nos mostram como mover em direção à sustentabilidade no século 21 (Agenda 21).

Em 1998, as ecovilas foram pela primeira vez citadas na lista das 100 Melhores Práticas da ONU, como excelentes modelos de vida sustentável."

Definição de 1991

Até 1991 ainda não existia uma definição de Ecovilas amplamente aceitas. Embora esta definição tenha surgido de forma que alguns dizem ser um pouco autoritária no sentido de não ter saído de um congresso ou conferência, parece ser sensata e realmente definir também este tipo de assentamento. Abaixo a tradução que fiz de um trecho do artigo, onde existe a definição.

Definição de Ecovila, Contida no artigo "O Desafio das Ecovilas", de 1991

Abaixo, entre aspas e em itálico os textos traduzidos de parte do artigo de Robert Gilman.


"Para a humanida no final do século 20, é difícil existir algo mais chamativo, embora aparentemente ilusório, que a possibilidade de uma vida em harmonia com a natureza e com seus semelhantes. Quais seriam as possibilidades de realizar este sonho, e quais são as ações mais eficazes que poderiam ajudar a todos nós a ir de encontro a este futuro?

Isto leva a explorar o tema atavés da avaliação da situação atual e das possibilidades e perspectivas futuras. No sentido de atingir este sonho de vida em harmonia, abordaremos: A Ecovila. Abordaremos também um conceito mais amplo the comunidade sustentável e a idéia de comunidade em geral.

Até o momento (1991) não existe um consenso geral acerda da definição de Ecovila. Visando esta questão, tentaremos definir uma eco-vila como:


Ele definiu Ecovilas se utilizando dos itens como abaixo, e explicados individualmente como mais abaixo.

    • Em escala humana quanto ao tamanho
    • Com moradia, produção e comércio no mesmo local
    • Onde as atividades humanas não causam danos ao meio ambiente
    • Deve encorajar o desenvolvimento humano de forma saudável
    • E que tudo possa continuar de forma próspera e continua no futuro

 

Dentro da escala humana com relação ao tamanho

Escala humana refere-se ao tamanho da comunidade em relação ao qual as pessoas podem se conhecer e serem conhecidas pelos demais habitantes, e também ao fato de cada membro da comunidade sentir que pode influenciar ou ter contato com sua direção. Existem consideráveis evidências práticas que, tanto na moderna sociedade industrial como em outras culturas, que o limite para que isto aconteça é de aproximadamente 500 pessoas. Em situações muito estáveis e isoladas este número pode ser maior, talvez 1000, enquanto que em situações típicas das modernas sociedades industriais, este número muitas vezes é até menor que 100.

Assentamento com todas as caracteristicas de uma vila presentes e acessíveis no mesmo local

Um assentamento humano completo ou com todas as suas características, é aquele onde todas as principais funções para uma vida normal, como residência, provisão de alimentos, produtos manufaturados, lazer, vida social e comércio estão plenamente presentes e em proporções adequadas. Muitos dos assentamentos humanos atuais do mundo industrializado, urbanos, suburbanos (nos arredores) ou rurais, são totalmente divididos por funções, ou seja, algumas áreas são residênciais, algumas para comércio (compras, shopping), outras áreas industriais, etc. Estes distritos são normalmente muito grandes ou distantes com relação à escala de acesso humano, até mesmo para as áreas que tenham apenas uma função. Em contrapartida, a ecovila é um microcosmo abrangente de toda a sociedade.

Isto não significa que as ecovilas tem que ser totalmente auto-suficientes ou isoladas das comunidades circundantes. De forma ideal, uma ecovila deverá ter tantos empregos dentro de seus limites quanto ao número correspondente de pessoas empregadas que vivem dentro da ecovila; entretanto alguns dos moradores da vila terão que sair fora de seus limites para trabalhar, e alguns empregos existentes dentro da vila serão ocupados por pessoas que residem fora da vila.

Existem também muitos serviços especializados que evidentemente não podem estar localizados dentro de cada ecovila, como hospitais, aeroportos, etc. Entretanto, com a cooperação entre as ecovilas, qualquer quande instituição de importância poderia ser mantida com sucesso por grupos e redes de ecovilas, permitindo o total funcionamento de uma sociedade moderna tendo a maioria de suas partes compostas de unidades de eco-vilas.

As atividades humanas devem estar integradas ao meio ambiente sem causar danos

Esta idéia de preservação do meio ambiente é o que traz a abreviação "eco" (de ecologia) ao temo "ecovila".

Um dos mais importantes aspectos com relação aos princípios de uma ecovila, é o idal de igualdade entre os seres humanos e outras formas de vida, de forma que os humanos não tentem dominar a natureza, mas ao contrário, encontrem seu lugar juntamente com a natureza.

Outro importânte princípio é quanto ao uso cíclico dos recursos (fontes de) materiais, ao invés de utilizar uma abordagem linear. Abordagem linear é o que caracteriza a sociedade industrial, consumindo e descartando (obter, usar e descartar ou jogar fora para sempre). Este princípio leva às ecovilas á utilizarem fontes de energia renováveis (energia solar, energia eólica ou dos ventos, etc) ao invés de utilizar combustíveis fósseis. Utiliza-se a compostagem de sobras orgânicas para retorna-las à terra ao invés de envia-las para uma aterro sanitário (aterro de lixo ou "lixão"), ou incenerador ou estações de tratamento de esgoto. Recicla-se o máximo possível os materiais, desde sua geração até o seu descarte, materiais estes indo em direção ao lixo (waste stream), evita-se usar substâncias tóxicas e danosas ao meio ambiente.

Nota: Compostagem envolve técnicas de decomposição de materiais orgânicos para transforma-los em adubos de alta qualidade sob o ponto de vista agronômico.

Deve encorajar o desenvolvimento humano de forma saudável

Este quarto princípio reconhece que as ecovilas são, acima de tudo, comunidades humanas, e sem que a saúde humana seja o cerne da questão, estas comunidades estariam fadadas ao insucesso. O que é "Desenvolvimento humano sadio"? Para tentar um definição completa eu pegaria um livro, no mínimo. Mas suficiente dizer aqui que, eu vejo isto como envolvendo um desenvolvimento equilibrado e integrado com todos os aspectos da vida humana, aspectos físico, emocional, mental e espiritual. Este desenvolvimento sadio precisa ser visto e demonstrado não somente na vida de cada um, mas dentro da vida da comunidade como um todo.

Que tudo possa continuar de forma próspera e continua no futuro

Este último princípio, o princípio da sustentabilidade, obriga uma honestidade com relação às ecovilas. Sem isto, seria facil (ou no mínimo mais fácil) criar à curto prazo comunidades em escala humana que parecem estar harmoniosamente intregadas à natureza e que sejam também não setorizadas em termos de urbanismo (com moradia, comércio e produção no mesmo local), mas que na verdade estariam de uma maneira não muito perceptível, vivendo à custas do captial acumalado em outras partes da sociedade; ou dependendo de atividades não sustentáveis de outros locais. Seria também mais fácil criar comunidades que não incluam um dos mais importantes aspectos da vida como a infância e a idade avançada.

O princípio da sustentabilidade trás consigo um profundo comprometimento com a integridade (ser justo) e com a não exploração de outras partes do mundo, com a não exploração dos humanos e não humanos, tanto nos dias atuais como também no futuro.

Comunidade Sustentável

O termo genérico "comunidade sustentável" inclui ecovilas, mas inclui também agrupamentos e redes de ecovilas, assim como "comunidades" em um sentido não localizado geográficamente, (como "business") mas cujas partes que a formem estão em escala humana, e harmonicamente integradas ao meio ambiente natural. Neste sentido, uma ecovila é um um lugar específico, que pode ser tanto uma vila rural como um bairro urbano ou suburbano (nos arredores da cidade).

Uma cidade não pode ser uma eco-vila, mas uma cidade feita de ecovilas pode ser uma comunidade sustentável.


Referências Bibliográficas Consultadas e Sugeridas

  • Introdução à Permacultura, Permacultura Design Course Séries, de Bill Mollison, 1981
  • Os Fundamentos da Permacultura, de D. Holmgren, publicado em pdf por Holmgreen Design Services
  • Guia de Planejamento de Ecovilas, de M. Bueno
  • O Desafio das Ecovilas, em Inglês | The Eco-village Challenge, artigo de Robert Gilman, de 1991

Assuntos relacionados em links externos