JRRIO

Quais Programas são Utilizados. E qual o melhor?

Sobre quais são os melhores e os programas mais utilizados para engenharia, arquitetura e área artística-publicitária. Esta é uma pergunta que muito se ouve. Será que existe uma resposta única? A resposta não é tão simples, e vamos considerar vários pontos para falar sobre isto, como nas linhas que se seguem abaixo.

Dependendo das características e propósitos de cada trabalho ou produção, muitas vezes são utilizados os softwares que melhor se adequem ao momento ou necessidades de trabalho. Nem sempre durante a produção de um game ou filme, se utiliza apenas um software. E nem sempre, para todas as atividades relacionadas à engenharia e arquitetura se utiliza apenas um determinado programa. Isto pode depender das necessídades, exigências e complexidades de cada trabalho ou mesmo da forma habitual de trabalhar.

Vamos começar abordando ou falando sobre os programas para a área artística e depois para a área de Engenharia e Arquitetura.

Sobre os programas para a área artistica

Podem ser utilizados vários, como também são utilizados vários "plug-ins", também conhecidos como add-in, add-on. Plug-in é um programa de computador usado para acrescentar mais ferramentas e funções a outros programas maiores, como ferramentas dedicadas a produzier efeitos especiais, ou mais voltadas para determinados tipos de temáticas de animação ou área de trabalho.

Já foi dito na mídia que para a criação do jogo Doom 3, foram usados vários softwares, como o Maya, 3dS Max, Lightwave, Zbrush. Em outras produções são usados também Image modeler, Cinema 4D e Bodypaint.

Para o público assistente e mercado consumidor, o que importa e o que vale é resultado final. A técnica utilizada é mais importante ou faz mais diferença para quem está no meio técnico.

Existem muitas técnicas para alcançar os objetivos, fazer o que se quer ao criar criar um modelo 3D, até mesmo utilizando um mesmo programa, é possivel fazer a mesma coisa de mais de uma forma diferente.

E existem pessoas que conhecem ou tem habilidade com mais de um programa, e muitas vezes dependendo do que melhor se adeque à determinada tarefa, utiliza por exemplo o 3ds Max, ou Maya ou o Blender como opções. Entretanto, o leque de escolhas não para por aí.

Sobre os programas ou softwares para a área de engenharia e arquitetura

Na área de Engenharia e Arquitetura talvez a tendência seja unificar o trabalho de projeto, modelagem 3D e docomuntação num só programa para trabalho em grupo.
Mas nem sempre, dependendo da metodologia de trabalho tanto do profissional como indivíduo, como de trabalho em grupo em uma empresa, podem ser usados mais de um tipo de programa.

Pode ser utilizado um tipo de software CAD para projetos execução e detalhamento, e quanto à visualização 3D (maquete eletrônica e animação de engenharia e arquitetura) pode ser usado outro software. Nestes casos, muitas vezes o trabalho de construção e modelagem 3D pode começar em uma programa e terminar em outro mais específico ou mais adequado para determinado trabalho.

Atualmente já existem programas que possibilitam que todo este trabalho seja integrado tanto com relação ao CAD tradicional + maquete eletrônica, ou indo mais além, com relação aos programas BIM que vão um tanto além do CAD tradicional.

Existe o melhor programa ou software ? Qual o melhor?

Uma vez que se escolha o que se quer fazer, e quais os objetivos a serm alcançados, se depara com o dilema de ter que escolher entre mais de um programa semelhante. A primeira pergunta que vem à cabeça geralmente é "qual é o melhor?".

Não existe um melhor em termos absolutos e muita coisa tem que ser considerada como custo, com qual programa se tem mais empatia ou com qual software o usuário se adequa mais, e em certos casos, qual é o programa mais utilizado no mercado.

Este é um fator importante, pois dependendo da tarefa, pode existir a necessidade de intercambiar arquivos ou até mesmo trabalhar em grupos. E existe também o fator preço, custo x benefício, tanto para estudentes, como para free-lancer como para empresas.

Todo bom usuário ou usuário experimente conhece uma velha estória que sempre vem a tona - "A maior diferença está no usuário e não no software". E existem até piadas que dizem que, a mais importante interface em termos de computação gráfica é a que está na cadeira, entre o teclado e o computador, ou seja, o usuário.

Isto é uma verdade incontestável, entretanto, deve-se fazer algumas considerações. Entre dois bons usuários, de iguais capacidades e interesses em aprimorar-se, a qualidade do hardware (maquina ou computador em uso) assim como o programa e seus recusros, neste caso também influênciam na qualidade do trabalho final.

Então tudo depende das demandas, necessidades, e da avaliação do custo benefício. A escolha pode ser pessoal, por mera empatia, como pode ser também por necessidade mercado ou pela ansia particular de procurar algo com mais recursos.

A importância do fator humano e do profissional

Voltando ao ponto anterior, tocado no ultimo parágrafo acima, uma coisa é certa, um bom e dedicado usuário pode obter melhores resultados com um hardware pior (computador com configuração inferior) do que um usuário fraco e desmotivado com uma configuração melhor. E com programas diferentes, mas de níveis praticamente equivalentes quanto aos recursos, a qualidade do trabalho é mais influênciada pela qualidade do usuário do que pela qualidade do software utilizado.
Enfim, deve-se destacar um ponto. O seu esforço e dedicação é que mais vai importar nos resultados que voce vai alcançar. E uma empresa deve saber que, de nada adianta investir em hardware e software se não investir num profissional hábil e talentoso. O profissional é uma "peça" fundamental e que fará toda a diferença para que uma empresa tenha sucesso.