Blender 3D - Programa p/ Modelagem, Animação ou Desenho Animado 3D
O Blender 3D é um software livre e "open source" com poderosos recursos para modelagem 3D e animações 3D, podendo ser usado também para maquete eletrônica. Leia também sobre outros programas nas teclas acima.
O Blender 3D é um software livre para desenho animado em computação gráfica 3d
O Blender 3D é um software livre ou free software, que pode ser usado livremente. Este programa é usado para modelagem 3D de qualquer tipo de objetos ou personagens, rendendo apresentações de alta qualidade de figuras humanas e personagens, objetos como automóveis, móveis, máquinas, relógios, objetos com formas orgânicas e elementos da natureza como plantas, arvóres, etc. O programa tem ótimos recursos para produzir animações 3D de objetos e personagens, texturização, composição, renderização e edição de vídeo. O programa é desenvolvido pela Blender Foundation, e está disponível em vários idiomas, inclusive Português, e roda em diversos sistemas operacionais inclusive nos sistemas mais conhecidos como o Windows XP e Vista.
O Blender é muito usado para criação de desenho animado 3D, apresentções 3D, e aplicações gráficas interativas, ou seja, onde o usuário reage e participa da aplicações. Em termos práticos, estas aplicações são por exemplos games ou video-games. Em se tratando de um programa de modelagem e animação, portanto filmes para TV, cinema e comerciais também podem ser produzidos com o Blender.
O que é a Blender Foundation?
Diferentemente de outros programas que são produzidos e comercializados por grandes empresas com fins comerciais, o software Blender é desenvolvido pela Blender Foundation, uma organização independente, sem fins lucrativos, e cujos objetivos são, estabelecer serviços serviços para usuários ativos e desenvolvedores do Blender, manter e desenvolver o atual produto chamado Blender através de uma código aberto e acessível sob os princípios de lincença GNU GPL, criar e manter mecanismos para obter fundos e receitas que possam financiar os objetivos da fundação e cobrir suas despesas, e dar à comunidade da internet de todo o mundo acesso à tecnologia 3D em geral, tendo o Blender como seu centro propulsor.
A Fundação Blender tem escritórios no Instituto Blender de Amsterdam. As receitas que são obtidas através de publicações e-shop (vendas pela internet) permitem a Ton Rooosendaal e seu pequeno grupo trabalhar em horário integral no desenvolvimento do Blender, assim como organizar atividades para a Siggraph ou Blender Conference. As receitas são usadas também para desenvolvimento e documentação de projetos e para pagar a escrituração contábil e despesas administrativas da fundação.
Ton Rooosendaal é o presidente da Blender Foundation e também o principal criador do Blender 3D.
Desenho animado 3d e produções feitas com Blender 3D
À cada dia que passa mais tem aparecido excelentes e interessantes trabalhos feitos com o Blender. Basta visitar as galerias da Blender Foundation para ver os inúmeros exemplos de imagens abrangendo todo tipo de criação e apresentação, desde modelagens de automóveis, aviões, modelagens para área de arquitetura, modelagens organigas de plantas e elementos da natureza e modelagem de caracteres. Algumas animação que se destacam são os curtas metragens de desenhos animados 3D como Elephants Dream e Big Buck Bunny, produzidos pelo o Blender Institute, que muitos consideram ser o testemunho eficaz e definitivo da eficiência e poder do Blender 3D. O game Apricot também foi produzido com o Blender. Alguns arquivos de curta produzidos com Blender, como Elephants Dream foram disponibilizado para uso e estudo.
As imagens acima são do Big Buck Bunny, produção de desenho 3D, do Blender Institute, um produto que coloca o Blender na primeira linha entre os programa para animação e modelagem 3D.
Vantagens do Blender além de ser gratuíto
A grande vantagem para os usuários do Blender é o fato de ser um software livre. Enquanto outros programas como o Maya e 3D Studio oferecem apenas versões de estudo com recursos limitados, ou a chamada versão "Trial" ou de teste que se expira em pouco tempo o Blender não cobra de seus usuários. Entretanto, todo usuário consciente, que achar que o programa é útil ou que se beneficiar econômicamente com ele, deveria se conscientizar que não existe nada realmente grátis. Existem pessoas trabalhando por trás dele, e que precisam também receber por isto. Exatamente por estes motivos, a Fundação Blender arrecada recursos através de publicações e também aceita doações espontâneas.
Algumas pessoa dizem que a interface do Blender até por volta de 2008 era mais complicada que a de outros progamas semelhantes, mas os desenvolvedores tem trabalhado no constante aperfeiçoamento. Mas o Blender é uma ferramenta muito poderosa, e com ele pode-se fazer praticamente tudo em termos de modelagem, inclusive composição e edição final de vídeo. É uma ótima opção para quem não pode adquirir um software e procura uma opção de alta qualidade e com ótimos recursos.
Com Blender, segundo afirmam os bons usuários que adquiriram proeficiência no programa, é possível fazer a maioria das coisas que se vê em propagandas de TV. Além de ser um programa com excelentes recursos, geralmente oferece 2 atualizações por ano, roda praticamente em qualquer PC, e além disso tem o fator preço, que por ser um software livre, seu custo de aquisição não existe, sendo então imbatível. Enfim, todo programa tem prós e contras, pode ter algumas vantagens tanto técnicas como econômicas que alguns tem e outros não. Assim, o importante é avaliar as vantagens e ver se tem empatia com o programa.
Muitos acreditam que a importância do Blender no mundo 3D tende a aumentar cada vez mais. Muitos cursos para área de computação gráfica (CG) já se utilizam do Blender pela óbvia vantagem do custo, ou seja, não ter que pagar e renovar licenças, como cursos para áreas de animação e programação de games por exemplo.
Segundo alguns usuários o Blender exige menos recursos de máquina que os outros programas similares, possibilitando rodar em configurações de micro computadores mais baratas. Isto se deve ao fato de que, ele é feito primordialmente para usuários comuns ao invés de outros programas como o Maya, que era desenvolvido pensando principalmente em corporações, médias e grandes empresas. Entretanto, alguns afirmam (por volta de 2008) que tempo de renderização do Blender geralmente é maior que o tempo de renderização do Maya e 3d Studio Max. Mas para usuários comuns ou free-lancers, esta economia de tempo pode ser irrisória ou insignificante, já que não estão envolvidos com mega-projetos onde até economia de segundos em cada cena pode representar muita economia.
Se o Blender continuar a se desenvolver à contento, muitos acreditam que em algum tempo a tendência geral será uma migração cada vez maior para este software livre, principalmente por parte dos free lancers e pequenas empresas.
Entretanto, muitas empresas que trabalham com super produções, como grandes estúdios, ainda acabam dando preferencia a softwares proprietários, devido à necessidade de manutenção e garantia, e para ter a quem se reportar e exigir manutenção e correção de erros ou defeitos quando isto acontece..
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