JRRIO

Casa Popular Planejada para Acréscimos

Perspectiva da casa popular implantada no terreno e planta da casaApresentação gráfica de projeto de casa popular de 2 quartos e cozinha americana. Aqui a maquete eletrônica e planta humanizada desta casa de construção econômica para atender requisitos básicos com conforto e aproveitamento máximo dos espaços. Nesta minha versão pensei na sala copa cozinha como um só espaço integrado, e também na possibilidade acréscimos futuros.

Principais Caracteristicas Relacionadas à Ideia de Projeto e Construção

Todo projeto deve ser pensado em termos de funcionalidade e também em termos de execução do mesmo. Alguns projetos podem ser pensados em termos de acréscimos futuros, e este é o caso das idéias que aqui apresento, idéias estas descritas nos sub-itens abaixo.

Possibilidade de Acréscimos ou Flexibilidade para Expansão

Pensei na possibilidade de expansão e aumento dos cômodos de forma organizada e não caótica, para tal fiz um estudo disto. Em outras plantas mostrada em outras páginas, mostro 3 ideias sugestivas para expansão ou aumento da casa, que podem serem feitas de forma progressiva, ou de uma vez, tornando a casa com 3 quartos, ou casa com 2 quartos e 1 suíte ou um terceira opção para casa com 2 quartos e 1 suíte e uma cozinha maior e separada da sala.

Modelo Pequeno e Econômico e Espaços Interiores

Se trata de uma casa pequena de baixo custo para construção, com uma área de 37 m2. A casa conta com sala e cozinha americana num mesmo ambiente, 2 quartos e um banheiro, sendo que em frente ao banheiro existe uma pequeno corredor que dá acesso para os fundos da casa ou quintal.

Muitas casas populares tem similaridades entre sí, ora em termos de pantas, ora em termos d e fachadas, com suas inúmeras versões. Assim devo dizer que, esta é a minha versão ou idéia de uma casa para atender a requisitos básicos com qualidade.

Ao me aventurar a pensar numa casa popular de pequenas dimensões e para requisitos mínimos, tentei fugir do enfoque que correntemente vemos. Muitas vezes a casa popular de pequenas dimensões é pensada quase que como uma palhoça industrializada, ou como se fosse quase um prêmio de consolação para quem não tem uma opção melhor ou até mesmo como um mal menor. Enfim, geralmente a casa pensada somente em termos de econômia e custo mínimo da construção, deixando sem prioridade o conforto e aparência.

Apesar das dimensões ultra-reduzidas, como se trata de um estudo pessoal, imaginei uma sugestão interna funcional e prática, e em ressonância com os padrões modernos e aceitáveis de moradia de pequenas dimensões. Tenho em mento que não é o espaço pequeno que impede a funcionalidade ou conforto interno, e sim a falta de um planejamento inadequado.

Deste modo, pensei na sala e cozinha num espaço amplo, dispensando a divisão de paredes, ficando esta opção de construir parede ou não por conta de um futuro murador ou habitante. E assim, na planta ilustrada ou humanizada, sugerí a disposição de móveis, onde se obtém ambientes com 3 funções, uma pequena sala de estar, e uma copa-cozinha americana com mesa de jantar.

Planta da Casa

Abaixo a planta da casa de 2 quartos e 1 banheiro, com área total aproximada de 37 m², mostrada implantada no terreno, sendo também uma planta humanizada de situação.

Planta casa popular de 2 quartos e 1 banheiro

Na representação, vista em planta, a casa é implantada com um afastamento frontal para jardim, e afastamentos laterias, de aproximadamente 1,5 metros quadrados de um lado e do outro com distância suficiente para estacionamento. Ao fundo uma área de quintal, que somada ás demais áreas não construídas deve respeitar a taxa de ocupação.

A porta de entrada da acesso para a sala, em um cômodo onde também estão as instalações da cozinha, dispostas a facilitar o arranjo popularmente chamado de cozinha americana. Portanto, não existe parede dividindo sala e cozinha, mas o comodo comporta uma mesa de jantar. Na planta humanizada a mesa de jantar está representada anexada à um balcão, dividindo a cozinha da sala.

O banheiro fica na parede dos fundos separado dos quartos por um corredor. A disposição deste corredor em planta permite acesso direto ao quintal, e também posteriar expansão ou acréscimo de cômodos à construção.

Os quartos tem tamanho suficiente para cama de casal e demais móveis em um deles, e no outro para uma ou duas camas de solteiro. Entretanto sugeriro 1 cama de solteiro ou beliche para aproveitamento dos espaços de forma mais funcional.

Apesar de ser uma casa projetada para atender a necessidades básicas e dentro de tamanho típico de casas populares, foi bem planejada adequando-se para casais que apreciam casas práticas, ecônomicas e menores.

Aparência da Casa

Abaixo a casa popular representada através de maquete eletrônica, onde se vê em perspectiva duas fachadas, jardins e área de garagem. A casa é vista ao nível dos olhos, como se uma pessoa a estivesesse vendo da rua.

Maquete eletrônica da casa popular onde é vista a fachada de frente, garagem descoberta e fachada lateral, gradil e jardins

A perspectiva e maquete da casa onde se vê uma calçada com áreas permeável (pequena faixa de grama em cada lado), espaço de estacionamento / garagem, jardim e quintal ao fundo. A casa tem aparência simples, mas tencionando ser bem elaborada, sendo um bem de valor que pode ser inclusive melhorado ao longo do tempo, e não uma mera solução temporária.

Referências Culturais

Quanto à aparência externa da casa, pensei em fazer alusão às raizes culturais brasileiras, com reminescências à arquitetura ou construções coloniais. Isto pode ser notado atraves da forma das janelas e suas molduras feitas com emboço e realçadas com pintura.

Esquadrias e Detalhes Construtivos | Climatização Natural e Conforto Térmico

No intuito de economizar energia e proporcionar melhor conforto térmico aos moradores, existem detalhes técnicos quanto à construção que podem ser diferentes, dependendo da região onde uma casa é construída. Tanto para climas predominantementes quentes, como frios, ou temperados, existem detalhes construtivos que proporcionam uma melhor temperatura interna, reduzindo o consumo de energia gasta com ventiladores, ar-condicionado ou aquecedores. Fiz alguns comentários sobre recomendações e diretrizes construtivas bio-climáticas adequadas aos climas de algumas regiões do Brasil na página índice sobre casas populares.

À título de exemplo e ilustração, as esquadrias aqui representadas, com relação às janelas, são de de 2 folhas de abrir, com parte em vidro e venezianas com portinholas de abrir, que sempre foram muito usadas no Brasil na primeira metade do século 20, e que são adequadas para muitas regiões. Este tipo de janela permite controlar ventilação e iluminação separadamente e gradualmente, ao contrário das janelas com apenas duas folhas de vidro.

Também como exemplo, na fachada, acima das janelas, existe uma abertura circular com veneziana, cuja função é permitir circulação de ar no telhado, o que é importante, dependendo da região ou zona climática onde a casa é construída. Mas está solução não se aplica à qualquer zona climática.

Telhado

Como o desenho ou ilustração da casa sugere, o telhado foi representado com com telhas do tipo canal estilo colonial, podendo ser telhas de barro ou similares, que permitem bom isolamento ou conforto térmico. Alternativamente, pode-se utilizadas também telhas de fibro-cimento, que imitam telhas coloniais tanto na cor como na aparência, e adotando-se detalhes construtivos adequados obtem-se bons resultados. Estas telhas citadas por últmo, possuem custo mais reduzido, tanto quanto à telhas em sí quanto à necessidade muito pouca madeira para a sustentação do telhado.

Comentário Técnico sobre CAD e Render

Para este trabalho de apresentação gráfica, no que tange a maquete eletrônica utilizei Autocad e 3d Studio r4, uma das primeiras versões de 3ds max. Quanto às plantas humanizadas foi utilizado o programa Corel Draw.