JRRIO

Telhado e Esquadrias Coloniais

Descrição do telhado e das esqudadrias (portas e janelas) com referências e elementos da arquitetura colonial brasileira, referente à maquete eletrônica para apresentação do projeto de uma casa de praia no estado do Rio de Janeiro.

Nas imagens mais abaixo, a maquete digital do sobrado é vista tendo seu telhado coberto por telhas vermelhas. Esta versão não foi utilizada na apresentação, e posteriamente a representação foi mudada para telha branca, reproduzindo assim o material que seria de fato usado nas construções. Coloquei estes modelos aqui apenas à título de ilustração e enriquecimento dos exemplos apresentados.

Neste modelo da casa com telhado de barro ou cerâmica vermelha, as colunas das varandas estão representadas pintadas de branco, sendo esta uma combinação possível caso ao invés de pilares de madeira, tivesse sido utilizado pilares de concreto ou alvenaria emboçada e pintada.

Casa de praia | Perspectiva arquitetônicaCasa de praia vista de cima com seu telhado

Descrição do telhado e esquadrias com referências da arquitetura colonial

Como foi dito mais acima, tanto o telhado como o desenho das esquadrias, se utilizam de elementos da arquitetura típica do período colonial ou do também chamado estilo colonial.

O telhado usa telhas canal ou tipo colonial, entretanto as casas foram projetadas com beirais rústicos deixando o madeiramento aparente.

As telhas de acabemento de encontro de duas águas do tipo "bico de pato", que é uma caracteristica de casas do período colonial foram usadas na contrução da casa acabada, embora não estejam representadas na maquete eletrônica.

A perspectiva de arquitetura do sobrado de praia em vista aérea propicia uma melhor visualização do telhado, onde as inúmeras águas quebram a monotonia dando um movimento especial na composição da casa.

Observe que, sobre a sala e mezanino, na parte frontal o telhado desce num plano em queda bastante inclinado.

Sobre a varanda do segundo pavimento existem 4 águas ou planos de telhado, um que dá queda para a frente cobrindo a varanda superior, uma água lateral e outra água cuja queda se volta para os fundos.

A cobertura da varanda térrea, que fica em frente à sala, foi muito bem trabalhada, e é coberta por 4 águas, uma com queda para a frente e 2 para as laterais. As colunas de madeira tanto da varanda térrea como da varanda superior da suíte combinam com o madeiramente do telhado.

Na parte mais alta do telhado fica o "castelo", ou pequeno elemento construtivo fechado por 4 pequenas paredes, onde em seu interior é colocada a caixa d´agua. A cobertura do "castelo" é feita também em telha canal ou colonial, com quatro águas. Este elemento construtivo e arquitetônico certamente dá bastante personalidade e arremata de forma chamativa a composição e movimentos do telhado.

A maquete eletrônica foi bastante perfeccionista quanto à geometria e volumes do projeto, e procurou representar fielmente seus detalhes e formas, quanto ao telhado como também com relação à todos os elementos construtivos da casa.

Veja também: Lista de visualizações 3D e maquetes eletrônicas