JRRIO

Shopping Center Popular

cenas animação do shopping centerA idéia desta vídeo animação 3d de shopping center popular, feita em 1996, era propiciar uma visualização sobre como ficaria um antigo depósito de grandes porporções após ser reformado e transformado em um shopping center popular.

Não se trata de uma animação para exibição em grandes mídias como em canais abertos de TV, mas sim para simples visualização de pessoas interessadas e possíveis investidores.

Atenção: Se voce tiver uma conexão lenta, as animações poderão levar algum tempo para carregar.

Animações 3d simulam reforma passando a idéia para projeto

As animações 3d ser referem à apresentação de uma idéia e proposta, e não de um projeto pronto que seria executado.

Na verdade as animações foram feitas em cima da idéia bruta, sem que existisse ainda um projeto tecnicamente elaborado.

Entretanto, as animação foram feitas considerando as hipóteses de viabilidade técnica para elaboração futura do projeto.

Falando à grosso modo, poderia ter sido também uma forma diferente de mostrar um estudo premilinar.

Em termos técnicos, esta produção simples de vídeo animação à partir da maquete eletrônica, seria uma simulação da edificação após passar por reformas, sendo transformada em um shopping center popular.

Para quem se interessa por detalhes técnicos de computação gráfica, para tal foram utilizados na época, em 1996 o programa Autocad e 3DStudio no antigo sistema DOS.

Mais abaixo são apresentas metodologia e técnicas utilizadas.

Imagens e animações do Shopping popular

Fachada

Fachada antiga e uma fachada estudada posteriormente 1996 - (2 imagens animadas). A sobreposição alternada das imagens, mostrando uma foto da fachada antiga e fachada proposta.

Fachada antiga e fachada proposta em 2 imagens animadasMaquete eletrônica implantação do shopping

Maquete Eletrônica da Situação ou Localização

Modelo 3D ou maquete eletrônica esquemática vista acima. A edificação cuja ideia seria tranforma-la em "shopping popular" seria a que aparece com teto na cor vermelha, entre Av. Suburbana e Norte Shopping - Rio, RJ.

Animação 3D simulando o corredor de lojas

Acima a caminhada interna ou "walk through" no corredor de lojas visto abaixo à direita. Esta animação 3D teve seu tamanho e qualidade reduzida para possibilitar um rápido carregamento na internete.

Veja algumas perspectivas ou imagens do shopping popular clicando aqui.

ATENÇÃO: As animações abaixo foram substituídas provisoriamente por imagens. Em breve serão convertidas para um formato mais atual de animação e serão recolocadas nesta página.

Animação 3D - Vôo ao redor do projeto

Também visto acima, volta em torno da maquete ou simulação de vôo para dar a ideia da localização, entrada e saída da edificação que poderia ser transformada em shopping popular.

Vídeo Animação e Maquete Eletrônica - Simulação

Simulação de transformação de um antigo depósito de distribuição de remédios na Av. Suburbana/Rio, em um shopping center popular, feita em 1996.

Descrição Geral

1996 - Maquete Eletrônica / Modelagem 3D construída para obter animações 3d e perspectivas impressas para a apresentação de um Estudo para de Reforma e Transformação de Uso de um grande galpão de depósito em um shopping popular.

Se trata de um esboço de anteprojeto de shopping center popular na cidade do Rio de Janeiro.

Foi feito um vídeo em VHS com voo em torno do projeto, com, carros em transito em frente ao Shopping, simulação de vitrines, fachada vista de vários angulos, e caminhada interna.

Devido à sua localização, entre um grande Shopping Center da Zona Norte e Av. Suburbana, a ideia do propriétário era criar um Shopping Popular que seria também caminho de passagem de pedestres da Av. Suburbana para o Norte Shopping.

Aspectos Técnicos

Esta animação não possuia qualidade de gravação para exibição em grandes mídias (TV) e este não era o objetivo. O objetivo era apenas dar uma boa apresentação para compreensão da idéia ou "esboço de ante-projeto". Foi gravada em fita VHS, antigo formato de video-cassete, usado antes da popularização do DVD que hoje está disponível até nos microcomputadores.

Para a renderização em formato quadro-a-quadro para exibição em grandes mídias era necessário alta capacidade de processamento e consequentemente hardware caro. Este seguimento de animações para grandes midias (TV) era mais explorado pelo setor de publicidade. Devido ao hardware limitado, para formato de saída foram utilizados arquivos .FLC (256 cores - padrão .gifs). A montagem das sequencias foi feita com o antigo Animator (sistema operacional DOS) e antigo Win-Play.

Metodologia

Não existia um "ante-projeto" de fato, desenhado em plantas, mas apenas um plano descritivo sobre a ideia de transformar a edificação num shopping popular. Após o contato com o proprietário e acerto para fazer a apresentação, tirei muitas fotos do local e das redondezas, subindo inclusive no teto da edificação para fotografar as redondezas. De posse das fotos de interior e exterior, tracei um croquis e construí a maquete eletrônica em Autocad. Para a simulação das vitrines, dei uma volta em Ipanema, bairro do Rio e tirei várias fotos frontais de diversas vitrines de lojas e comercio. Estas fotos foram inseridas como mapa de bits (arquivo .jpg) nas faces das vitrines, tanto da fachada como do corredor interno de lojas do primeiro pavimento do shopping, até então planejado. Nesta etapa do processo, a malha criada no Autocad já havia sido exportada via arquivo .DXF para o 3DStudio, onde então eram atribuidas cores, materiais, feito o mapeamento, e a animação. 

Programas Utilizados

Autocad para modelagem 3D, 3dStudio (antiga versão do 3ds max que rodava em DOS) para renderização e animações 3d e animator (DOS) e WinPlay (DOS) para montagem, edição e trilha sonora

Qualidade da Apresentação

Animação e a maquete eletrônica pendeu mais para uma "apresentação esquemática" que "fotorealistica".
O trabalho foi gravado em formato VHS para visualização do empreendimento. Nesta época o DVD ainda não era popular e formato predominante ainda eram os antigos Video-Cassetes.

Tipo da animação

Animação de câmara e objetos. Foi feita caminhada interna e simulação de vôo em torno do projeto.

Tipo de Mídia

Para apresentação e demonstração do ante-projeto utilizando video-cassete (VHS) não profissional.

Hardware

Foi utilizado o processador 486

Comentário

Embora seja um trabalho tecnicamente limitado pelo Hardware da época, e também por orçamento, foi um dos trabalhos que mais me deram prazer. O fiz de forma bastante instintiva e descontraida. Não me prendi demais ao preciosismo fotorealistico, dando mais enfase à tentativa de criar animação de baixo custo, tentando tornar compreensivel para quem viesse a ver a animação, as idéias sobre a transformação de uso da edificação.

Veja também:

Lista de Animações

Lista de Imagens, Desenhos 3D & Maquetes Eletrônicas