JRRIO

Refinaria e Guindaste

Cenas da animação da refinariaA maquete e Animação Experimental 3d mostrada nesta página foi feita em 1992-1993 sob encomenda de uma empresa representando uma unidade de refinaria e simulando como ficaria um guindaste skyhorse no local durante as obras de melhoria das mesma.

Posteriormente, somente para uso próprio e com fins experimentais, fiz também uma animação simulando de modo esquemático a operação que seria realizada.

Animação Experimental 3D

Os desenhos 3D produzidos em 1992-1993 serviram para simular a mudança de uma cúpula de um equimpamento de aproximadamente 30 metros de altura ou mais. Posteriormente utilizei a mesma maquete eletrônica para desenvolver uma animação 3D experimental, com fins de simular de forma simplificada a mesma operação.

Na verdade se trata de uma maquete eletrônica técnicamente fiel em termos de geometria e apresentação da forma.

A maquete eletrônica e as imagens obtidas não são muito elaborada em termos de textura pois não era este o objetivo.

A apresentação tinha um enfoque mais técnico, pensado em termos de engenharia.

Atenção: Se voce tiver uma conexão lenta, as animações poderão levar algum tempo para carregar.

Modelagem 3D de 1992-1993

Mais abaixo, do lado esquerdo, a unidade da refinaria e o guindaste skyhorse vistos de vários ângulos.

A modelagem 3d e maquete eletrônica foi feita por mim com o software Autocad R.11 e nesta imagem utilizando também o software 3dStudio R.4, antiga versão para D.O.S.

Imagem esquemática de unidade de refinaria

Também abaixo, do lado direito, a unidade de refinaria vista de frente com o guindaste sky horse que iria participar como recurso principal na troca de uma gigantesca cúpula de equipamento. A imagem foi obtida com Autocad R.11. Imagem de 1993.

Unidade da refinaria e guindaste skyhorse vistos de vários ângulosModelagem 3d e maquete eletrônica de unidade de refinaria feito com autocad

Abaixo, do lado esquerdo, a animação técnica simulando a troca da cúpula gigantesca de um equipamento com o auxilio do guindastes skyhorse. Ao centro, imagem esquemática de guindaste Sky Horse obtidas com Autocad R.11, sendo uma modelagem 3d de 1993. Do lado esquerdo, animação técnica 3d ( movimentação de objetos na cena) produzida no 3DStudio.

Na animação mostrada do lado direito, existe animação de sobrevôo e movimentação de câmera em torno da unidade de refinaria, e também animação de objetos na cena, sendo no caso os movimentos simplicados do guindaste skyhorse, do caminhão que traz nova cúpula do equipamento e a movimentação de colocação e retirada das cúpulas. (Aniamção com movimento de camera e de objetos na cena).

Na animação do lado direito, os caminhões e o guindaste Sky Horse se movem e a cúpula é trocada de forma simplificada e ilustrativa. É mostrada também a retirada da antiga cúpula de forma simplificada como também a colocação da nova cúpula.

ATENÇÃO: As animações abaixo foram substituídas provisoriamente por imagens. Em breve serão convertidas para um formato mais atual de animação e serão recolocadas nesta página.

Guindaste Sky Horse | Modelagem 3d e maquete eletrônica feita com autocad

À título de curiosidade técnica, para quem é da área de animações, fica aqui anotado que estas animações experimentais foram feitas no antigo 3DStudio R4 para o sistema operacional D.O.S. Veja mais detalhes mais abaixo.

Nota: Esta não foi uma animação encomendada, e a fiz apenas com fins experimentais e de estudo, para visualização particular e restrita.

Sobre a Modelagem 3D

Sky Horse- Modelagem 3D de 1993Em 1993, fiz a construção tridimensional, em AutoCad de uma unidade de refinaria de petróleo no Rio, unidade esta que passaria por obras de reforma. A partir da Plot Plan (planta de situação), utilizando rigoroso sistema de coordenadas foram desenhados e locados em 3 dimensões os componentes da unidade com detalhamento interno para fins de visualização esquemática das obras de reforma e melhorias em fins de 1993.

O objetivo era também explorar as possibilidades da computação gráfica pelo setor técnico da refinaria. Fazer uma prévia ou ver até onde era possivel construir modelos em 3D para visualização em computadores PCs.

Fiz este serviço apenas como terceirizador para uma outra média empresa de computação gráfica que na época forneceu o serviço para a refinaria, embora eu estivesse presente na maioria dos contatos.

Sobre a Animação 3D - Simulação Esquemática e Simplificada

Estas animações que mostro nesta página, foram feitas posteriormente, por conta própria e com fins experimentais utilizando o 3DStudio R.4. Não fazia parte da encomenda do serviço feito para empresa que me terceirizou o serviço.

É uma animação esquemática e simplificada, simulando a operação de troca da cúpula com o guindaste SkyHorse. Obviamente que era uma simualção simplificada, sem considerar todos os inúmeros detalhes técnicos ou minúcias que envolviam a grande operação. O objetivo da animação, para mim, foi dar uma ideia geral da substituição da antiga cúpula pela nova cúpula apenas com fins de ilustração esquemática.

Sobre estas antigas animações 3D de Engenharia

Aqui a qualidade destas animações que fiz está bastante reduzida, para que possam ser carregadas mais rapidadamente na internet. Ainda assim, se voce tiver conexão lenta, poderá demorar alguns minutos. Entretanto as cenas são simples, e a maquete foi feita de forma esquemática embora em escala, e representando com fidelidade os equipamentos e detalhes principais da construção.

O modelo do guindaste SkyHorse também está representado em escala e com reprodução fiel de suas formas principais, embora sem entrar em minuciosos detalhes.

Detalhes Técnicos

O Hardware utilizado foi Processador 486, num antigo AT. A modelagem 3D foi feita em Autocad e a animação em 3dStudio, sistema operacional DOS.