JRRIO

Área de Lazer do Condomínio

Nesta página mostro uma planta humanizada de pavimento comum com área de lazer com play-ground, piscina com deck, sauna, sala de reuniões e festas situado no terraço de prédio de apartamentos. A planta foi obtida da maquete eletrônica.

Planta da área de lazer | Pavimento de uso comumApresentação gráfica do pávimento de uso comum de um Edifício de Apartmentos que fiz para um construtor do Rio de Janeiro em 2003. Juntamente com esta planta foram feitas a perspectiva do edifício e plantas dos apartamentos mobiliados.

Pavimento de Uso Comum no Terraço do Edifício

O que achei mais interessante nesta apresentção gráfica referente ao projeto do edfício para o lançamento, foi a utilização do terraço como área de lazer comum.

O código de obras da Cidade do Rio de Janeiro, na maioria das áreas da cidade, exige que, na construção de edifícios de apartamentos, além dos prórprios apartamentos, exista um pavimento de uso comum para os moradores e demais atividades do prédio.

Em linguagem técnica e abreviada este andar é chamado também pela sigla PUC.

Outros chamam estas áreas de lazer comum de "Play Ground", exatamente porque esta área tem partes destinadas a lazer de crianças.

Geralmente neste pavimento além das áreas de lazer com metragens mínimas, sendo que partes destas áreas devem ser cobertas, existe local para sala de reuniões dos condomínios, salão de festas com copa e sanitários.

Dependo de cada condomínio, estas áreas de lazer podem ter outras benfeitorias adicionais, que não são obrigatórias, como sauna e piscina.

Geralmente num edifício comum, o PUC, é um pavimento que vem acima dos pavimentos de garagem do edifício.

Entretanto, o que foi um fato interessante neste edifício foi a colocação do pavimento de uso comum no terraço do edifício, ficando um tanto diferente da maioria dos edifícios.

Foi uma ideia interessante, já que terraços de prédios de apartamentos são áreas privativas dos apartamentos de cobertura.

Sem dúvida foi uma idéia inovadora, ao pensar em propiciar à todas as unidades a idéia, sensação e uso real de possuirem uma "cobertura" ou terraço. Na época deste lançamento, à este pavimento comum foi dado o nome de terraço de uso comum ou top club.

Planta Terraço de Uso Comum

A planta humanizada do terraço de uso comum, como é mostrada nesta página nos permite ver as diveras áreas e instalações que ficariam disponíveis à todos os moradores do condomínio.

Perspectiva do edifício e planta da área de lazer | PUC

Na ilustração estão representadas a piscina com deck, play groud, áreas de lazer descobertas, sala de festas, estar e jogos, copa e sauna e demais cômodos e áreas descritos mais abaixo com mais detalhes.

No canto direito mais abaixo, vemos o deck em madeira da piscina com muitas cadeiras espriguiçadeira. Observe que o deck é elevado, tendo acesso por alguns degraus. A piscina tem um área infantil mais raza chamada "prainha", e uma área um pouco mais funda. A parte mais comprida é composta de duas raias de 14 metros para natação.

Ao lado da piscina, fica o play ground ou área de recreação infantil, onde são mostrados alguns equipamentos adequados. Certamente o play ground seria cercado por uma grade alta, que é mostrada na perspectiva do prédio.

Dividindo o play ground da área de churrasqueira, ficam alguns bancos. Na área de churrasco pode-se ver a representação da churrasqueira propriamente dita e uma bancada de pia e preparação. Uma outra bancada de marmóre que delimita esta área também fica à frente. Mobiliando a área algumas mesas de jardim ou terraçõ com quatro cadeiras cada.

Na parte superior da planta vemos mais uma área do terraço descoberto que deu-se o nome de "Terraço do Lounge", termo do Inglês que significa sala ou salão de descanso ou sala de estar. Esta área é mostrada ambientada com dois conjuntos de móveis de terraço e jardim.

Na parte superior da planta, mais ao lado direito, vemos as áreas cobertas, onde esta a sala de convivência e estar (lounge) ambientada com um conjunto de estofados e uma mesa de jogos. Esta sala possui um bar aberto para a copa, bar este representado por uma bancada de mármore e duas banquetas. Observe que na parte de cima desta sala de convivência e lazer, existe um aparador de parede e ao lado do aparador está o lavabo.

A copa cujo acesso à mesma pode ser feito através de um corredor que vem do hall de elevadores e escada, também tem uma porta que se abre para o "lounge" ou sala de lazer e descanso. Esta copa esta representada com uma bancada de pia, fogão, geladeira e freezer, mobiliário este adequado para uso em festas ou reuniões.

Atrás da copa, vê-se a casa de máquinas da píscina, e mais atrás dois lavabos amplos, um masculino e outro feminino.

A sauna também fica ao lado da copa, com acesso através de um corredor interno. Anexo à sauna um pequeno cômodo com chuveiro.

Na planta também esta representado um PetBox que que se abre para a circulação ou corredor interno, assim como escada do edifício e elevadores e seus respectivos halls de acesso. As áreas cercadas representadas em branco, com indicação de "vazio" são os prismas de ventilação e iluminação, ou seja, áreas internas do prédio para onde se abrem algumas janelas de cômodos que não são voltados para a rua ou para as extremidades do terreno. Veja também as demais plantas dos apartamentos mobiliados deste edifício em apresentação realistica.

Planta humanizada do terraço de uso comum, com piscina com deck, play groud, áreas de lazer descobertas, sala de festas, estar e jogos, copa e sauna

Acima, planta humanizada do terraço de uso comum, com piscina com deck, play groud, áreas de lazer descobertas, sala de festas, estar e jogos, copa e sauna.

Aspectos Técnicos sobre CAD e Render

A plantas ilustrativa ou ou planta humanizada vista nesta página, é uma planta do tipo 3d, ou melhor dizendo, renderizadas à partir de uma maquete eletrônica com disposição de móveis sobre o lay-out do terraço ou pavimento de uso comum. Na verdade se trata de uma maquete eletrônica, estando o layout tri-dimensional visto de cima, ou seja, renderizando para obtenção da imagem com a câmera ou observador colocados perspendicularmente ao plano do piso do terraço e suas áreas de lazer.

Quanto aos programas ou software utilizados, a planta foi inicialmente trabalhada no software Autocad para construção do modelo e malha 3d, e depois renderizada no antigo programa 3d Studio r.4. Estes comentários pouco podem interessar à quem não esteja interessado em particularidades técnicas, entretanto são voltados para quem faz ou já fez trabalhos neste setor, como também para quem esteja fazendo curso ou estudando computação gráfica incluíndo uso aplicado à maquete eletrônica.