JRRIO

Guarita

Projeto e estudo para construção de uma guarita com fotomontagem digital

Estudo feito em 2001, para colocação de uma guarita em pátio e jardins frontais de uma edificação escolar. Através dos recursos de computação gráfica 3d e foto montagem digital obteve-se perspectivas da futura guarita inserida no cenário fotografado existente.

Origens do termo foto montagem

O termo foto montagem dentro do antigo linguajar específico para apresentações de engenharia e arquitetura vem do fato de montar uma foto sobre outra. Mais especificamente se referia à técnica de produzir ou criar uma perspectiva de um empreendimento ou construção e fotografa-lo para depois inseri-lo sobre uma foto do local onde seria construído.

Obviamente que o perspectivista deveria ter em mãos a foto a foto do local à ser construida a futura edificação, e ter a sensibilidade ou técnica de criar a ilustração artística em perspectiva condizente para encaixar-se sobre a foto.

A Foto Montagem Digital

Na foto montagem digital, a técnica assemelha-se á técnica de montagem manual descrita acima, mas utiliza-se a foto do local, para ficar também como plano de fundo da maquete digital (ou eletrônica) constuída no computador.

Em alguns casos, quando se trata de animações, utilização até uma filmagem de fundos, filmagem esta do local real combinada com a maquete virtual sendo "virtualmente" vista.

Guarita

Estudo para Guarita

Este pequena apresentação, refere-se à um estudo para guarita feito com foto montagem digital, feita para um arquiteto, para o qual já havia feito vários serviços. Para ver as duas imagens geradas a partir da maquete eletrônica, passe o mouse sobre a figura ao lado. A imagem que aparece naturalmente, é a guarita vista de frente inserida no pátio e jardins frontais da antiga construção. Ao colocar o mouse sobre a imagem, aparece a guarita vista em ângulo, permitindo ver suas pequenas fachadas frontais e laterais.

Sobre este Serviço

Se trata de um estudo para colocação de guarita em um colégio, feito em Maio/Junho de 2001, no Rio de Janeiro.

Para tal foi feita a maqueta eletrônica representando o projeto da guarita, e utilizando recursos de computação gráfica o modelo 3d da guarita foi inserida sobre a foto da entrada do colégio.

É um trabalho relativamente simples, mas que dá uma boa compreensão das modificações que deveriam ser feitas utilizando de forma rápida os recursos da foto montagem, mas aqui na versão "foto montagem digital".

Na verdade, devido à limitações, as fotos fornecidas pelo arquiteto, não estavam em angulo muito aberto ou abrangente, então foi necessário fazer algumas reconstituições juntando fotos numa mesma.

Não se trata de um trabalho que atingiu um perfeccionismo em termos de fotorealismo, mas para fins de estudos e visualização da idéia certamente cumpriu os objetivos.

Sobre a Guarita

Na imagem imediatamente abaixo, a guarita é vista de perto. A função da guarita seria controlar o acesso do pedestres, alunos e professores às dependências da escola.

Guarita em foto montagem digital

Como pode-se ver na perpsectiva arquitetônica digital, a guarita foi representada com vidro temperado, comumente chamado blindex em cada uma das quatro faces. A altura das paredes até chapins de granito tem aproximadamente 1 metro de altura. Quatro colunas apoiam o teto com um beiral de mais ou menos 60 à 70 centímetros. A laje de teto, de acordo com o projeto, seria fechado por platibanda com espessura para comportar a possível instalação de um aparelho de ar condicionado.

Através da maquete eletrônica da guarita aliada aos recusos de foto composição digital proporcionados pela computação gráfica, a guarita foi reprentada inserida em perspectiva sobre as fotos tiradas no local. Deste modo, uma visualização da futura da instalação por proporcionada para avaliação antes que a construção real fosse iniciada.

Comentário técnico sobre computação gráfica e recursos utilizados

A fase de modelagem 3d da maquete eletrônica que originou estas imagens foi feita com o progrma Autocad. A etapa de renderização foi feita com uma da primeiras versões do programa 3ds max, na epoca chamado 3dStudio r.4, programa este que ainda rodava sob o sistema operacional DOS, antecessor do Windows. Para as renderezações que tenho feito mais recentemente, estou utilizando modeladores 3d e renderizadores mais atuais.